Google+ Followers

sábado, 27 de abril de 2013

exercício sobre crase


EXERCÍCIO SOBRE CRASE
Reescreva as frases, colocando  acento indicador de crase quando for necessário.
1. Comuniquei nossas decisões as pessoas interessadas.
2. Envie dinheiro a estas instituições beneficentes.
3. Nada posso dizer-lhe a respeito disso.
4. Não posso mais comprar a crédito.
5. O presidente afirmou que nada pode fazer a curto prazo.
6.  Já fiz minha contribuição a democracia brasileira.
7. O atendimento a pacientes conveniados está suspenso.
8. Não há mais nada a fazer.
9. Trago a vocês as últimas notícias.
10. Diga a Sua Excelência que não tenho nada a acrescentar as palavras que já disse.
11. Transmita a cada um dos presentes as instruções necessárias a continuidade da sessão.
12. Não vou a festa, não assisto a novelas e não aspiro a grandes posses. Estou fora de moda.
13. Diga as pessoas que me procurarem que tive de sair.
14. Vamos a sua casa ou a minha?
15. Vamos a Bahia ou a Santa Catarina nas próximas férias?
16. Fui a Europa, de onde passei a Ásia.
17. Fui a Natal, de onde passei a Fortaleza.
18. Finalmente, chegamos a Florianópolis das quarenta e duas praias.
19. Cheguei a casa tarde da noite ontem.
20. Vários marinheiros preferiram não descer a terra.
21. Fui a velha casa onde passei minha infância.
22. Preciso ir a terra os meus antepassados.
23. Não sei por que trazer a baila essas velhas desavenças.
24. A noite, teremos de ficara a espreita.
25. Dobre a esquerda ali a diante.
26. A vítima levara vários tiros a queima roupa.
27. Vários policiais a paisana observavam a manifestação a procura dos líderes do movimento.
28. A loja estava as moscas quando chegamos, as quatro horas.
29. Não recomendo que você saia a rua a meia-noite.
30. Dia a dia aumentava a possiblidade de que os velhos inimigos teriam de combater cara a cara.
31. Prefiro isto aquilo.
32. Entregue tudo aquele homem de quem lhe falei.
33. Transmita aquelas pessoas os meus sentimentos.
34. A pessoa a que fiz referência não esteve presente a reunião.
35. A pessoa a qual fiz referência não esteve presente a cerimônia.
36. A cantora a cuja voz sempre me refiro virá ao Brasil daqui a dois meses.
37. Diga a moça da direita que está aprovada; a da esquerda diga que terá nova oportunidade no próximo mês.
38. Fui até as últimas consequências.
39. Várias pessoas as quais ele se referiu estavam presentes a reunião de ontem.
40. Irei daqui a duas horas.



GABARITO
1. Comuniquei nossas decisões às pessoas interessadas.
2. Envie dinheiro a estas instituições beneficentes.
3. Nada posso dizer-lhe a respeito disso.
4. Não posso mais comprar a crédito.
5. O presidente afirmou que nada pode fazer a curto prazo.
6.  Já fiz minha contribuição à democracia brasileira.
7. O atendimento a pacientes conveniados está suspenso.
8. Não há mais nada a fazer.
9. Trago a vocês as últimas notícias.
10. Diga a Sua Excelência que não tenho nada a acrescentar às palavras que já disse.
11. Transmita a cada um dos presentes as instruções necessárias à continuidade da sessão.
12. Não vou a festa, não assisto a novelas e não aspiro a grandes posses. Estou fora de moda.
13. Diga às pessoas que me procurarem que tive de sair.
14. Vamos a/à sua casa ou à minha?
15. Vamos à Bahia ou a Santa Catarina nas próximas férias?
16. Fui à Europa, de onde passei à Ásia.
17. Fui a Natal, de onde passei a Fortaleza.
18. Finalmente, chegamos à Florianópolis das quarenta e duas praias.
19. Cheguei a casa tarde da noite ontem.
20. Vários marinheiros preferiram não descer a terra.
21. Fui à velha casa onde passei minha infância.
22. Preciso ir à terra os meus antepassados.
23. Não sei por que trazer à baila essas velhas desavenças.
24. À noite, teremos de ficara a espreita.
25. Dobre à esquerda ali a diante.
26. A vítima levara vários tiros à queima-roupa.
27. Vários policiais à paisana observavam a manifestação à procura dos líderes do movimento.
28. A loja estava às moscas quando chegamos, às quatro horas.
29. Não recomendo que você saia à rua  meia-noite.
30. Dia a dia aumentava a possiblidade de que os velhos inimigos teriam de combater cara a cara.
31. Prefiro isto àquilo.
32. Entregue tudo àquele homem de quem lhe falei.
33. Transmita àquelas pessoas os meus sentimentos.
34. A pessoa a que fiz referência não esteve presente à reunião.
35. A pessoa à qual fiz referência não esteve presente à cerimônia.
36. A cantora a cuja voz sempre me refiro virá ao Brasil daqui a dois meses.
37. Diga a moça da direita que está aprovada; a da esquerda diga que terá nova oportunidade no próximo mês.
38. Fui até as/às últimas consequências.
39. Várias pessoas às quais ele se referiu estavam presentes a reunião de ontem.
40. Irei daqui a duas horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário