Exercício de Língua
Portuguesa
1. Leia a
notícia.
“ ACIDENTE
COM VAN MATA 17.”
Quatro crianças e doze adultos(...) estão entre as vítimas. Bombeiro é arrastado pelas águas, quando tentava o resgate, mas não sobrevive.
a. Comente a inadequação do conector mas no trecho acima
Quatro crianças e doze adultos(...) estão entre as vítimas. Bombeiro é arrastado pelas águas, quando tentava o resgate, mas não sobrevive.
a. Comente a inadequação do conector mas no trecho acima
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b. Escreva depois da palavra “resgate” uma oração
adequada ao sentido geral da notícia, de modo que o mas passe a estabelecer a relação lógico-sintático conveniente.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2.
Imagine que dois amigos estejam trocando ideias para decidir em que lugar eles
irão acampar nas férias. Durante a conversa, cada um deles faz uma das
seguintes afirmações a respeito de uma determinada praia.
Falante 1: Aquela praia é um paraíso, mas o acesso a ela é muito difícil.
Falante 2: O acesso aquela praia é muito difícil, mas ela é um paraíso.
Qual dos dois revela menor disposição de viajar para a praia em questão.
Falante 1: Aquela praia é um paraíso, mas o acesso a ela é muito difícil.
Falante 2: O acesso aquela praia é muito difícil, mas ela é um paraíso.
Qual dos dois revela menor disposição de viajar para a praia em questão.
______________________________________
3.
DEUS CURA, E O MÉDICO MANDA A CONTA.
Nesse
ditado popular, qual é o valor sintático do
“e”
?
a.
conclusão b. oposição
c.
explicação d. adição
4.
Reescreva o período, transformando a 2ª oração em coordenativa explicativa.
Não tenho dinheiro. Não
posso pagar a conta.
____________________________________________________________________________
5.
Observe o tipo de relação semântica existente entre as orações, a seguir
reescreva-as usando o conectivo adequado.
a. Procure seus amigos. Acabará sozinho.
b. Estava frio. Aproveitamos bem o final de semana na praia.
c. O motorista perdeu o controle do carro. Bateu o veículo no poste. Ninguém se machucou.
a. Procure seus amigos. Acabará sozinho.
b. Estava frio. Aproveitamos bem o final de semana na praia.
c. O motorista perdeu o controle do carro. Bateu o veículo no poste. Ninguém se machucou.
d.
Volte logo. Eu preciso de você.
6. Identifique a sequência de conjunções que
estabelecem, entre as orações de cada item, uma correta relação de sentido.
1. Correu demais, ( ? ) caiu.
2. Dormiu mal, ( ? ) os sonhos não o deixaram em paz.
3. A matéria perece, ( ? ) a alma é imortal.
4. Leu o livro, ( ? ) é capaz de descrever
as personagens com detalhes.
5. Guarde seus pertences, ( ? ) podem servir mais tarde.
a. porque, todavia,portanto, logo,
entretanto.
b.
por isso, porque, mas, portanto, que.
c. logo, porém, pois, porque, mas.
d. entretanto, que, porque, pois, portanto.
6. Explique
a relação de sentido estabelecida pelas conjunções mas e porque,
no período abaixo.
A inclusão
no ensino superior no Brasil melhorou nos últimos anos, mas a maior parte da população negra
continua à margem do ensino acadêmico, porque o governo não encontra uma
fórmula convincente de comparação étnica nas universidades.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7. Explique a diferença de sentido entre o
período apresentado no item anterior e o período apresentado
abaixo.
O governo
não encontra uma fórmula convincente de comparação étnica nas universidades, por
isso a população
negra continua à margem do ensino acadêmico, embora a inclusão no
ensino superior no Brasil tenha melhorado nos últimos anos.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8. “
Podem acusar-me: estou com a consciência tranquila.” Os dois pontos ( : )
nesse período poderiam ser substituídos por vírgula, explicitando-se o
nexo entre as duas orações pela
conjunção.
a. portanto b. como
c. embora d. pois
9.
Observe as orações do período.
Os operários tinham trabalhado
ininterruptamente, estavam
cansados e famintos.
Você deve ter notado que, entre as orações,
há uma oração de coordenação, embora não haja uma conjunção marcando tal
relação. Empregando a conjunção adequada, reescreva o período, estabelecendo
entre essas orações:
a. Uma
relação causal. (razão, motivo)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b.Uma
relação de conclusão
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10. Classifique as orações coordenadas
destacadas, de acordo com a relação a seguir.
1. Coordenada sindética aditiva
2. Coordenada sindética adversativa
3. Coordenada sindética alternativa
4. Coordenada sindética conclusiva
5. Coordenada sindética explicativa
A(
) É muito importante um paciente se comunicar com seu médico! Portanto, diga-me, onde dói?
B(
) Não recebi a nota fiscal, por
conseguinte não pôde trocar a mercadoria.
C(
) Ganhará o torneio a equipe brasileira, ou a vencedora será a equipe argentina.
D( ) Volte
logo ao trabalho, que o relatório é para
hoje.
E( ) O
homem precisa da natureza, mas não a
protege.
F( ) Vivia de rendas, mas também trabalhava diariamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário