sábado, 26 de janeiro de 2013

avaliação 7º ano




Escola Dr. Jaime Monteiro                                                      
Gameleira, ___de junho de _______
Aluno(a):___________________________
Ano: 7º
Professora: Márcia Oliveira da Silva

Avaliação de Língua Portuguesa
II Bimestre

Texto 1:                                        Quem vai salvar a vida
(...) No dia seguinte era sábado, e meu pai pegou o Trovão, nosso cachorro, e já ia saindo com ele pra passear.
Eu então perguntei:
– Ô, pai, que tal levar um saquinho para pegar a sujeira do Trovão?
– Pegar a sujeira? – ele perguntou.
– Então, pai, não se pode deixar sujeira no meio da rua...
– Ora, ora – meu pai respondeu –, a rua é pra isso mesmo!
– Pai, que absurdo! A rua é de todos! É como se você levasse seu cachorro pra sujar a casa dos outros. Você não vê que a gente pisa nessa sujeira e traz pra casa? Não vê que tem crianças pequenas que andam na rua e sujam os pés?
Meu pai me olhou torto, torto.
E foi embora.
Mas, quando ele voltou, eu vi que ele tinha um saquinho, que ele atirou no lixo (...).
Ruth Rocha. Quem vai salvar a vida? São Paulo, FTD, 2009

01. Percebe-se que o narrador do texto é
(A) Observador                       (B) Personagem

02. A parte do texto que nos indica que o narrador é um filho ou filha é
(A) “A rua é de todos!”                                                         (C) “Ora, ora(...), a rua é para isso mesmo!”
(B) “(...) não se pode deixar a sujeira no meio da rua...”         (D) “Meu pai me olhou torto, torto.”

03. Lendo o trecho “Mas, quando ele voltou, eu vi que ele tinha um saquinho, que ele atirou no lixo (...)”, pode-se concluir que o pai:    
(A) resolveu comprar sacos de lixo.         (C) desistiu de passear com o cão.
(B) recolheu a sujeira de seu cachorro.   (D) pisou no lixo encontrado na rua.

04. O texto é constituído por vários travessões. Eles foram usados porque o texto é
(A) um poema.         (C) uma receita.
(B) um anúncio      (D) um diálogo.


Texto 2

05. Ao ler o primeiro quadrinho do texto II , o leitor é levado a pensar que, na sequência, o texto:
(A) defenderia as mulheres.                                               (C) criticaria as mulheres.
(B) reclamaria da qualidade do trabalho das mulheres.       (D) daria mais tarefas para a mulher.

06. No segundo quadrinho do texto II, a fala do homem revela:
(A) Bons tratos à mulher.                                            (C) Carinho com a mulher.
(B) Falta de sensibilidade com o cansaço da mulher.        (D) Muita preocupação com o cansaço da mulher.


Texto 3:                                      O silêncio do rouxinol
[...]
Na época de Salomão, o melhor dos reis, um homem comprou um rouxinol que possuía uma voz excepcional. Colocou-o numa gaiola em que nada faltava ao pássaro e na qual ele cantava, horas a fio, para encanto da vizinhança.
Certo dia, em que a gaiola havia sido transportada para uma varanda, outro pássaro se aproximou, disse qualquer coisa ao rouxinol e voou. A partir desse momento, o incomparável rouxinol emudeceu.
Desesperado, o homem levou seu pássaro à presença do profeta Salomão, que conhecia a linguagem dos animais, e lhe pediu que perguntasse ao pássaro o motivo de seu silêncio.
O rouxinol disse a Salomão:
– Antigamente eu não conhecia nem caçador, nem gaiola. Depois me apresentaram a uma armadilha, com uma isca bem apetitosa, e caí nela, levado pelo meu desejo. O caçador de pássaros levou-me, vendeu-me no mercado, longe da minha família, e fui parar na gaiola deste homem que aí está. Comecei a me lamentar noite e dia, lamentos que este homem tomava por cantos de gratidão e alegria. Até o dia em que outro pássaro veio me dizer: “Pare de chorar, porque é por causa dos seus gemidos que eles o mantêm nessa gaiola”. Então, decidi me calar.
Salomão traduziu essas poucas frases para o proprietário do pássaro. O homem se perguntou: “De que adianta manter preso um rouxinol, se ele não canta?”. E lhe devolveu a liberdade.


CARRIÈRE. Jean-Claude. O círculo dos mentirosos: contos filosóficos do mundo inteiro. São Paulo: Códex, 2004.

07. O fato que gera o conflito na história é o pássaro
(A) possuir uma voz excepcional.    
(B) ter emudecido.  
(C) ser um rouxinol.    
(D) encantar a vizinhança.


08. No trecho “...cantava, horas a fio, para encanto da multidão.”, a expressão “horas a fio” tem o sentido de
(A) de vez em quando.   (C) durante muito tempo.
(B) pousado em um fio.  (D) sem cobrar por isso.


09. A decisão de não mais cantar, comunicada pelo rouxinol a Salomão, que a traduziu para o homem, teve, como consequência, o homem
(A) não entender a tradução.   
(B) ficar desesperado.  
C) libertar o rouxinol.   
(D) silenciar o rouxinol.

10. O trecho do texto que contém uma opinião é
(A) “Na época de Salomão, o melhor dos reis,...”    
(B) “Pediu que perguntasse ao pássaro o motivo de seu silêncio.”...
(C) “Comecei a me lamentar noite e dia,...”             
(D) “E lhe devolveu a liberdade.”



Analise o cartaz e responda as questões 11 e 13

11. A finalidade do anúncio publicitário é:
 (A) denunciar os maus-tratos aos cães.
 (B) procurar um dono para o cão.
 (C) convencer as pessoas a adotarem  cães.
 (D) comparar os cães aos seus donos

12. Maltratar animais é crime. O que você acha das pessoas que maltratam seus animais de estimação?
__________________________________
__________________________________
__________________________________
__________________________________
__________________________________

13. Explique a mensagem da frase:“ Porque um dono vira-lata eu já tive...”
________________________________________________________________________________________________________________________________________________


14. Classifique os advérbios em destaque nas orações, usando:
A-   tempo             E -  dúvida
B  - intensidade     F -  negação
C-   modo               G - afirmação
D-   lugar         

(     )  Aquela senhora respondeu educadamente à pesquisa.
(     ) Vou ao clube e volto logo.
(       ) Não digas mentiras !
(       ) Realmente assistimos ao assalto.
(     ) Em hipótese alguma, sairei daqui.
(     ) Passeamos bastante no fim de semana.
(     ) Talvez você fique de castigo.


15. Leia e analise a tirinha do Calvin, depois responda às questões.





a)    Transcreva do primeiro quadrinho um verbo no pretérito perfeito.
________________________________

b)     A forma verbal OLHANDO presente no segundo quadrinho pertence a que forma nominal?
__________________________________

c)     Ainda no segundo, há uma forma verbal que se encontra no futuro do pretérito do modo indicativo. Transcreva-o._________________________________

d)     Qual forma verbal do quarto quadrinho se encontra no futuro do subjuntivo?
       __________________________________

e)     Que forma verbal aparece no quarto quadrinho no pretérito imperfeito do modo subjuntivo?
__________________________________


Analise a propaganda abaixo para responder as questões 16 a .20


16. O texto acima é:
(A) uma história em quadrinhos.
(B) um texto de instruções.
(C) um anúncio publicitário.
(D) uma anedota.
17. O que significa a expressão “Jogue limpo” na propaganda acima?
(A) Brincar no meio ambiente.
(B) Desrespeitar o meio ambiente.
(C) Preservar o meio ambiente.
(D) Identificar os sete erros da propaganda.


18. Na figura debaixo, a expressão do sol indica que:
(A) jogaram lixo na praia.
(B) o mar não tem ondas.
(C) as pessoas não chegaram.
(D) o vento está forte

19. A propaganda trata do tema:
(A) Educação.
(B) Turismo.
(C) Lazer.
(D) Meio ambiente.


20. Na frase, "Jogue limpo com o meio ambiente." o ponto final é usado para:
(A) expressar emoção.
(B) enumerar situações.
(C) finalizar uma ideia.
(D) indicar dúvida.





Faça a letra legível para que não haja dúvidas na hora da correção.







Boas Festas Juninas!!!!!!
Aproveite o recesso escolar para ler.
A leitura nutre a inteligência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário