Escola Dr. Jaime Monteiro
Gameleira,
___de junho de _______
Aluno(a):___________________________
Ano: 7º
Professora:
Márcia Oliveira da Silva
Avaliação de Língua Portuguesa
II Bimestre
Texto 1:
Quem vai salvar a vida
(...) No dia
seguinte era sábado, e meu pai pegou o Trovão, nosso cachorro, e já ia saindo
com ele pra passear.
Eu então perguntei:
– Ô, pai, que tal
levar um saquinho para pegar a sujeira do Trovão?
– Pegar a sujeira? –
ele perguntou.
– Então, pai, não se
pode deixar sujeira no meio da rua...
– Ora, ora – meu pai
respondeu –, a rua é pra isso mesmo!
– Pai, que absurdo!
A rua é de todos! É como se você levasse seu cachorro pra sujar a casa dos
outros. Você não vê que a gente pisa nessa sujeira e traz pra casa? Não vê que
tem crianças pequenas que andam na rua e sujam os pés?
Meu pai me olhou
torto, torto.
E foi embora.
Mas, quando ele
voltou, eu vi que ele tinha um saquinho, que ele atirou no lixo (...).
Ruth
Rocha. Quem vai salvar a vida? São Paulo, FTD, 2009
01. Percebe-se que o
narrador do texto é
(A) Observador (B) Personagem
02. A parte do texto
que nos indica que o narrador é um filho ou filha é
(A) “A rua é de
todos!”
(C)
“Ora, ora(...), a rua é para isso mesmo!”
(B) “(...) não se
pode deixar a sujeira no meio da rua...” (D) “Meu pai me olhou torto, torto.”
03. Lendo
o trecho “Mas, quando ele voltou, eu vi que ele tinha um saquinho, que ele
atirou no lixo (...)”, pode-se concluir que o pai:
(A) resolveu comprar
sacos de lixo. (C) desistiu de
passear com o cão.
(B) recolheu a
sujeira de seu cachorro. (D) pisou no lixo encontrado na rua.
04. O texto é
constituído por vários travessões. Eles foram usados porque o texto é
(A) um poema.
(C) uma receita.
(B) um anúncio . (D) um diálogo.
Texto 2
05. Ao ler o
primeiro quadrinho do texto II , o leitor é levado a pensar que, na sequência,
o texto:
(A)
defenderia as
mulheres.
(C) criticaria as mulheres.
(B)
reclamaria da qualidade do trabalho das
mulheres. (D) daria mais tarefas para a
mulher.
06. No
segundo quadrinho do texto II, a fala do homem revela:
(A) Bons
tratos à mulher.
(C) Carinho com a mulher.
(B) Falta de sensibilidade com o cansaço da mulher. (D) Muita preocupação com o cansaço da mulher.
Texto 3: O silêncio
do rouxinol
[...]
Na época de
Salomão, o melhor dos reis, um homem comprou um rouxinol que possuía uma voz
excepcional. Colocou-o numa gaiola em que nada faltava ao pássaro e na qual ele
cantava, horas a fio, para encanto da vizinhança.
Certo dia,
em que a gaiola havia sido transportada para uma varanda, outro pássaro se
aproximou, disse qualquer coisa ao rouxinol e voou. A partir desse momento, o
incomparável rouxinol emudeceu.
Desesperado,
o homem levou seu pássaro à presença do profeta Salomão, que conhecia a
linguagem dos animais, e lhe pediu que perguntasse ao pássaro o motivo de seu
silêncio.
O rouxinol
disse a Salomão:
–
Antigamente eu não conhecia nem caçador, nem gaiola. Depois me apresentaram a
uma armadilha, com uma isca bem apetitosa, e caí nela, levado pelo meu desejo.
O caçador de pássaros levou-me, vendeu-me no mercado, longe da minha família, e
fui parar na gaiola deste homem que aí está. Comecei a me lamentar noite e dia,
lamentos que este homem tomava por cantos de gratidão e alegria. Até o dia em
que outro pássaro veio me dizer: “Pare de chorar, porque é por causa dos seus
gemidos que eles o mantêm nessa gaiola”. Então, decidi me calar.
Salomão
traduziu essas poucas frases para o proprietário do pássaro. O homem se
perguntou: “De que adianta manter preso um rouxinol, se ele não canta?”. E lhe
devolveu a liberdade.
CARRIÈRE. Jean-Claude. O círculo dos mentirosos: contos filosóficos
do mundo inteiro. São Paulo: Códex, 2004.
07. O
fato que gera o conflito na história é o pássaro
(A) possuir
uma voz excepcional.
(B) ter
emudecido.
(C) ser um
rouxinol.
(D) encantar
a vizinhança.
08. No
trecho “...cantava, horas a fio, para encanto da multidão.”, a expressão “horas
a fio” tem o sentido de
(A) de vez
em quando. (C) durante muito tempo.
(B) pousado
em um fio. (D) sem cobrar por isso.
09. A
decisão de não mais cantar, comunicada pelo rouxinol a Salomão, que a traduziu
para o homem, teve, como consequência, o homem
(A) não
entender a tradução.
(B) ficar
desesperado.
C) libertar
o rouxinol.
(D)
silenciar o rouxinol.
10. O trecho
do texto que contém uma opinião é
(A) “Na
época de Salomão, o melhor dos reis,...”
(B) “Pediu que perguntasse ao pássaro o motivo de seu silêncio.”...
(B) “Pediu que perguntasse ao pássaro o motivo de seu silêncio.”...
(C) “Comecei
a me lamentar noite e dia,...”
(D) “E lhe
devolveu a liberdade.”
Analise
o cartaz e responda as questões 11 e 13
11. A finalidade do anúncio publicitário é:
(A) denunciar os maus-tratos aos cães.
(B) procurar um dono para o cão.
(C) convencer as pessoas a adotarem cães.
(D) comparar os cães aos seus donos
(A) denunciar os maus-tratos aos cães.
(B) procurar um dono para o cão.
(C) convencer as pessoas a adotarem cães.
(D) comparar os cães aos seus donos
12. Maltratar animais é
crime. O que você acha das pessoas que maltratam seus animais de estimação?
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13. Explique a mensagem da
frase:“ Porque um dono vira-lata eu já tive...”
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14. Classifique
os advérbios em destaque nas orações, usando:
A- tempo E - dúvida
B - intensidade F -
negação
C- modo G - afirmação
D- lugar
( )
Aquela senhora respondeu educadamente à pesquisa.
( ) Vou ao clube e volto logo.
( ) Não digas mentiras !
( ) Realmente assistimos ao assalto.
( ) Em hipótese alguma, sairei daqui.
( ) Passeamos bastante no fim de semana.
( ) Talvez
você fique de castigo.
15. Leia e analise a tirinha do Calvin, depois responda às questões.
a) Transcreva
do primeiro quadrinho um verbo no pretérito perfeito.
________________________________
b) A forma
verbal OLHANDO presente no segundo quadrinho pertence a que forma nominal?
__________________________________
c) Ainda no
segundo, há uma forma verbal que se encontra no futuro do pretérito do modo
indicativo. Transcreva-o._________________________________
d) Qual forma
verbal do quarto quadrinho se encontra no futuro do subjuntivo?
__________________________________
e) Que forma
verbal aparece no quarto quadrinho no pretérito imperfeito do modo subjuntivo?
__________________________________
Analise a
propaganda abaixo para responder as questões 16 a .20
16. O texto acima é:
(A) uma história em quadrinhos.
(B) um texto de instruções.
(C) um anúncio publicitário.
(D) uma anedota.
(A) uma história em quadrinhos.
(B) um texto de instruções.
(C) um anúncio publicitário.
(D) uma anedota.
17. O que significa a expressão “Jogue limpo” na
propaganda acima?
(A) Brincar no meio ambiente.
(B) Desrespeitar o meio ambiente.
(C) Preservar o meio ambiente.
(D) Identificar os sete erros da propaganda.
18. Na figura debaixo, a expressão do sol indica que:
(A) jogaram lixo na praia.
(B) o mar não tem ondas.
(C) as pessoas não chegaram.
(D) o vento está forte
(A) Brincar no meio ambiente.
(B) Desrespeitar o meio ambiente.
(C) Preservar o meio ambiente.
(D) Identificar os sete erros da propaganda.
18. Na figura debaixo, a expressão do sol indica que:
(A) jogaram lixo na praia.
(B) o mar não tem ondas.
(C) as pessoas não chegaram.
(D) o vento está forte
19. A propaganda trata do tema:
(A) Educação.
(B) Turismo.
(C) Lazer.
(D) Meio ambiente.
20. Na frase, "Jogue limpo com o meio ambiente." o ponto final é usado para:
(A) expressar emoção.
(B) enumerar situações.
(C) finalizar uma ideia.
(D) indicar dúvida.
(A) Educação.
(B) Turismo.
(C) Lazer.
(D) Meio ambiente.
20. Na frase, "Jogue limpo com o meio ambiente." o ponto final é usado para:
(A) expressar emoção.
(B) enumerar situações.
(C) finalizar uma ideia.
(D) indicar dúvida.
Faça a letra legível para que não
haja dúvidas na hora da correção.
Boas Festas Juninas!!!!!!
Aproveite o recesso
escolar para ler.
A leitura nutre a
inteligência.
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