PLANEJAMENTO DE LÍNGUA PORTUGUESA
8º ANO- I
BIMESTRE - 2013
1. PRODUÇÃO E COMPREENSÃO
DE TEXTOS ORAIS
A – Objetivos:
ü Recitar cordéis;
ü Dramatizar peça teatral ou fragmento;
ü Ouvir entrevista televisiva, radiofônica e ao vivo
(em sala de aula);
ü Expressar ideias, sentimentos, experiências e
opiniões de leituras realizadas;
ü Reconhecer o papel da entonação e de outros recursos
supra-segmentais na construção do sentido e das intenções pretendidos no texto
dramático;
ü Identificar os interlocutores e seus respectivos
papéis numa situação de comunicação oral;
ü Analisar a variedade de gêneros de discursos orais
para poder ajustar-se a essa variedade;
ü Observar os efeitos de sentido produzidos pela
utilização de elementos não-verbais.
B – Conteúdos:
ü
Seleção
de procedimentos de leitura adequados às características dos gêneros textuais :
cordel,entrevista, peça teatral e texto
dramático;
ü Dramatização de peça teatral ou fragmento;
ü
Audição de entrevista televisiva,
radiofônica e ao vivo (na sala de aula);
ü
Expressão de ideias,
sentimentos, experiências e opiniões de leituras realizadas;
ü monitoramento do desempenho oral, levando em conta a intenção comunicativa e a reação dos
interlocutores;
ü
observação dos efeitos de sentido
produzidos pela utilização de elementos não-verbais.
C – Procedimentos Metodológicos:
ü Organização de momentos de leitura(individual e
compartilhada) e de
comentários sobre textos diversos, como: cordel, entrevista e peça teatral,
reconhecendo características próprias de cada gênero;
ü Utilização de estratégias
de levantamento de hipóteses por meio de leitura do título e das ilustrações;
ü Leitura expressiva dos
textos.
D- Procedimentos Avaliativos:
ü
Participação
e envolvimento nas atividades;
ü
A
interação com a escuta atenta e respeitosa dos mais diferentes tipos de
interlocutores;
ü
Observação
da postura individual e em grupo em momentos de exposição e de trabalhos, da
linguagem corporal na entonação e na argumentação com consistência.
2. LEITURA E COMPREENSÃO
DE TEXTOS
A – Objetivos:
ü Selecionar procedimentos de leitura adequados às
características do cordel, da entrevista, peça teatral e do texto dramático
para compreensão global, analítica e crítica;
ü Localizar informações explícitas;
ü Depreender informações implícitas;
ü Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando
repetições, substituições ou associações que contribuem para sua coesão e
coerência;
ü Reconhecer as idéias centrais do texto;
ü Reconhecer as características próprias do
tipo ou do gênero a que pertence o texto;
ü Reconhecer os elementos
constituintes do esquema narrativo da peça teatral;
ü Identificar sentidos ou
informações com base em figura, ilustrações e outros recursos visuais;
ü Reconhecer, entre partes de textos, das relações textuais
indicadas por meio de expressões conectoras;
ü Identificar a finalidade ou o objetivo pretendido para o texto;
ü Utilizar com proficiência os elementos constituintes do cordel.
B – Conteúdos:
Leitura de diferentes gêneros
textuais:
v Cordel
v Entrevista
v Peça teatral
v texto dramático
ü Localização de informações explícitas e implícitas do texto;
ü Estabelecimento de relações entre partes de um texto,
identificando repetições, substituições ou associações que contribuem para sua coesão e
coerência;
ü Reconhecimento das idéias centrais do texto;
ü
Os elementos constituintes do
esquema narrativo da peça teatral (rubrica, ato, cenário, tempo, diálogos,
personagens, enredo, conflito, desfecho);
ü Reconhecimento das características próprias do tipo ou do gênero
a que pertence o texto;
ü Identificação de efeitos de sentidos
ou informações com base em figura, ilustrações e outros recursos visuais;
ü
O advérbio na construção do texto.
ü O sujeito e o predicado na construção do texto;
ü Reconhecimento, entre partes de textos, das relações textuais
indicadas por meio de expressões conectoras;
ü Identificação da finalidade ou o objetivo pretendido para o texto;
ü Elementos constituintes do cordel: verso, estrofe, figuras de
linguagem, rima, musicalidade.
C – Procedimentos Metodológicos:
üInvestigação sobre o conhecimento prévio do aluno
sobre o gênero;
üLevantamento das
dificuldades vocabular e consulta ao dicionário;
üReconhecimento de palavras
ou expressões quando usadas em sentidos diferentes;
üLeitura de textos dos gêneros em estudo para
aprimoramento da leitura a partir de orientações sobre pontuação, entonação e
ênfase;
üEstudo da gramática através dos textos;
üDeterminação das partes do enredo: introdução,
desenvolvimento, clímax e desfecho;
üDescrição física e psicológica da personagem em
textos narrativos e descritivos.
D- Procedimentos Avaliativos:
ü Leitura individual e coletiva;
ü Análise de
textos dos gêneros abordados para compreensão global, analítica e crítica;
ü Reconhecimento das características próprias dos
gêneros textuais analisados;
ü Participação e envolvimento nas atividades.
3. PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS
A – Objetivos:
ü
Produzir textos dos gêneros em estudo, considerando o destinatário, a
sua finalidade e as características do gênero, atentando para os aspectos
discursivos e notacionais;
ü
Elaborar síntese das
ideias centrais do texto;
ü
Produzir cordel;
ü
Elaborar perguntas para
entrevista, e, posteriormente, elaborar gráfico com os resultados da entrevista;
ü
Utilizar estratégias de
escrita.
B – Conteúdos:
ü Produção de textos dos gêneros considerando o destinatário, a
sua finalidade e as características do gênero, atentando para os aspectos
discursivos e notacionais;
ü Elaboração de síntese das idéias centrais do texto;
ü Elaboração de cordel;
ü Elaboração de perguntas para entrevista ;
ü Montagem e interpretação de gráficos sobre o resultado da
entrevista e/ou um assunto pesquisado;
ü Utilização das estratégias de escrita: planejar, redigir
rascunho, revisar e reescrever o texto.
C – Procedimentos Metodológicos:
ü Produção de textos em
estudo;
ü Produção de paráfrase;
ü Produção e interpretação
de gráficos;
ü Elaboração e realização de
entrevistas;
ü Revisão e correção dos
textos;
ü Exposição dos textos
produzidos.
D- Procedimentos Avaliativos:
ü Produção dos textos em estudo;
ü Produção e apresentação, em grupo, de cordéis.
ü Reelaboração do texto;
ü Reflexão sobre os textos produzidos.
4.
ANÁLISE LINGUÍSTICA E REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA
A – Objetivos:
ü Reconhecer verbo na 3ª pessoa em textos
dissertativos;
ü Conscientizar-se sobre a importância da relação
sintática e de sentido entre os termos na oração;
ü Identificar os recursos gráficos e seus feitos de
sentido;
ü Reconhecer o valor expressivo do adjetivo em
descrições de cenários e lugares, e caracterização de personagens e pessoas;
ü Reconhecer a função do adjetivo nos predicativos do sujeito e do objeto;
ü Relacionar o verbo com seu referente, observando a concordância
entre eles;
ü Analisar a transitividade verbal;
ü Identificar o papel dos complementos verbais e as mudanças de
sentido que eles podem gerar;
ü
Identificar os valores semânticos dos advérbios e das locuções adverbiais;
ü
Utilizar com proficiência
os conhecimentos ortográficos.
B – Conteúdos:
ü
O estudo do verbo:
v
Na 3ª pessoa em textos dissertativos;
v
Como núcleo do predicado verbal e
do predicado verbo-nominal;
v
Impessoais, nas orações sem
sujeito;
v
Relacionamento do verbo com seu
referente, observando a concordância entre eles.
v
Transitividade verbal
ü
Os recursos gráficos usados para
marcar o diálogo em entrevistas;
ü
O valor expressivo do adjetivo em
descrições e caracterizações de personagens e pessoas;
ü
A função do adjetivo nos
predicativos do sujeito e do objeto;
ü
Os valores semânticos dos advérbios
e das locuções adverbiais;
ü
Uso dos porquês, mal/mau e má,
onde/aonde, mas/mais.
C – Procedimentos Metodológicos:
ü Aulas expositivas e dialogadas;
ü Anotações e exemplificações;
ü Complementação de frases;
ü Elaboração de frases, obedecendo aos princípios de
concordância;
ü Análise lingüística a partir de textos;
ü Exercícios individuais e em grupo.
D- Procedimentos Avaliativos:
ü Exercícios no livro didático;
ü Exercícios diversificados para fixação dos
conteúdos;
ü Atividades em grupo;
ü Exercício avaliativo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário