PLANEJAMENTO DE LÍNGUA PORTUGUESA
7º ANO - I BIMESTRE - 2013
1. PRODUÇÃO E COMPREENSÃO DE
TEXTOS ORAIS
A – Objetivos:
ü Manifestar ideias, sentimentos,
experiências e opiniões sobre leituras realizadas;
ü Recontar
de forma dramatizada os contos lidos;
ü Observar os efeitos de sentido produzidos pela utilização de
elementos não-verbais.
ü Reconhecer
o papel da entonação e de outros recursos supra-segmentais na construção do
sentido e das intenções pretendidos em um determinado evento comunicativo;
ü Explorar
a contribuição dos aspectos paralingüísticos na construção dos sentidos do discurso oral.
B – Conteúdos:
ü Manifestação de ideias, sentimentos,
experiências e opiniões sobre leituras realizadas;
ü Reconto
de contos lidos e modificados;
ü Observação dos efeitos de sentido produzidos pela utilização de
elementos não-verbais.
ü Monitoramento
do desempenho oral, levando em conta a intenção comunicativa
e a reação dos interlocutores;
ü Exploração
da contribuição dos aspectos paralingüísticos na construção dos sentidos do discurso oral;
C – Procedimentos Metodológicos:
ü Organizar momentos de leitura (silenciosa, em voz
alta coletivamente e individual/paragrafada);
ü Exposição de fábulas e de contos de fadas;
ü Utilização de estratégias de levantamento de hipóteses por
meio da leitura do título e das ilustrações;
ü Argumentação sobre expressos no texto;
D- Procedimentos Avaliativos:
ü
Participação
e envolvimento nas atividades;
ü
A
interação com a escuta atenta e respeitosa dos mais diferentes tipos de
interlocutores;
ü
Reconto
de forma dramatizada;
ü
Observação
da postura individual e em grupo em momentos de exposição e de trabalhos, da
linguagem corporal, na entonação e na argumentação com consistência.
2. LEITURA E COMPREENSÃO DE
TEXTOS
A – Objetivos:
ü Ler textos dos gêneros:
fábula, conto de fadas, tira, HQ, textos expositivos dos livros didáticos de outras disciplinas, para
compreensão global, analítica e crítica;
ü Localizar informações explícitas;
ü Depreender uma informação implícita;
ü Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições, substituições ou
associações que contribuem para sua coesão e coerência;
ü Reconhecer a ideia central do texto;
ü Reconhecer as características próprias do tipo ou do gênero a
que pertence o texto;
ü Reconhecer os elementos constituintes do esquema narrativo dos
gêneros em estudo;
ü Identificar os sentidos ou informações com base em figura,
ilustrações e outros recursos
visuais;
ü Reconhecer, entre partes de textos, das relações textuais
indicadas por meio de expressões
conectoras;
ü Identificar a finalidade ou o objetivo pretendido para o texto.
B – Conteúdos:
ü Leitura de textos dos gêneros:
v Fábula
v Tira
v História em Quadrinhos
(HQ)
v textos expositivos dos livros didáticos de outras disciplinas;
ü Localização de informações explícitas e implícitas do texto;
ü Estabelecimento das relações entre partes de um texto,
identificando repetições, substituições ou associações que contribuem para sua
coesão e coerência;
ü Reconhecimento das idéias centrais do texto;
ü Reconhecimento das características próprias do tipo ou do gênero
a que pertence o texto;
ü Reconhecimento dos elementos constituintes do esquema narrativo
da tira e HQ (enredo, tipos de balões, fala de personagens e narrador,
elementos gráficos) e fábula (fato, moral, personagens, narrador, conflito,
desfecho);
ü Identificação de sentidos ou informações com base em figura,
ilustrações e outros recursos visuais;
ü Reconhecimento, entre partes de textos, das relações textuais
indicadas por meio de expressões conectoras;
ü Identificação da finalidade ou o objetivo pretendido para o
texto.
C – Procedimentos Metodológicos:
ü Investigação sobre o conhecimento prévio do aluno
sobre o texto;
ü Explicitação do propósito de leitura;
ü Propor a turma leitura silenciosa, em seguida, a
leitura coletiva e individual de textos dos gêneros em estudo;
ü Levantamento das dificuldades vocabular e consulta
ao dicionário;
ü Exercícios de leitura funcional ou operatória,
visando à obtenção dos conhecimentos contidos nos textos sobre os elementos
constituintes da narrativa;
ü Estudo da relação intertextual: paródia.
D- Procedimentos Avaliativos:
ü Participação e envolvimento nas atividades;
ü Produção de
paródias de contos de fadas;
ü Leitura individual com entonação adequada ao texto;
ü Análise e compreensão dos textos lidos;
ü Reconhecimento das características próprias dos
gêneros em estudo.
3. PRODUÇÃO
DE TEXTOS ESCRITOS
A – Objetivos:
ü Apreciar a leitura de um clássico da literatura e
outros textos;
ü Apropriar-se da linguagem típica de contos de
fadas/contos de aventura;
ü Reescrever o conto escolhido transformando-o em paródia;
ü Produzir uma autobiografia, seguindo um esquema
pré-estabelecido;
ü Compreender a estrutura e a função dos parágrafos no
processo de coesão e coerência textual ;
ü Planejar, produzir e revisar os textos dos gêneros
em estudo.
B – Conteúdos:
ü Produção de textos dos gêneros (fábula, conto e autobiografia)
considerando o destinatário, a finalidade e as características do gênero, atentando para os aspectos:
v
discursivos: organização das idéias de acordo com as características textuais
de cada gênero, utilização de recursos coesivos;
v
notacionais: uso de pontuação e acentuação.
ü Produção de síntese do texto a partir da
identificação do conteúdo de cada parágrafo.
C – Procedimentos Metodológicos:
ü Aulas
expositivas/discursivas;
ü Leitura de textos,
analisando sua estrutura;
ü Produção de textos narrativos
ü Revisão e correção dos
textos;
ü Exposição dos textos
produzidos;
ü Reflexão sobre os textos
produzidos.
D- Procedimentos Avaliativos:
ü Produção dos gêneros
estudados;
ü Reelaboração do texto;
ü Reflexão sobre os textos
produzidos.
4.
ANÁLISE LINGUÍSTICA E REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA
A – Objetivos:
ü Reconhecer o verbo na 3ª pessoa em textos expositivos;
ü Reconhecer o verbo como marca da seqüência narrativa;
ü Reconhecer a diferença de sentido entre os verbos nos tempos pretérito perfeito e imperfeito na
construção da narrativa;
ü Identificar e empregar os
recursos gráficos usados para marcar o diálogo: travessão, dois pontos, interrogação, exclamação, aspas;
ü Refletir sobre o uso do discurso direto e do indireto,
considerando a intenção do locutor, como também, a conscientização sobre o uso
adequado dos verbos introdutórios do discurso direto, conforme relações
semânticas, sintáticas e morfológicas com as falas dos personagens;
ü Identificar a função do substantivo na nomeação de personagens e lugares;
ü Reconhecer o valor expressivo do adjetivo em descrições de
cenários e lugares e
caracterizações de personagens e pessoas;
ü Reconhecer nos determinantes do substantivo a função de adjuntos
adnominais, utilizando-os na ampliação de orações;
ü Relacionar o verbo com seu referente, observando a concordância entre eles;
ü Identificar os advérbios como indicadores de circunstâncias
tempo, modo, lugar,
intensidade;
ü Reconhecer o pronome na construção de texto coerente e coeso;
ü Utilizar com proficiência os conhecimentos
adquiridos sobre o emprego das letras g/j, x/ch, m/n, ç, z e s com som de z.
B – Conteúdos:
ü Estudo de verbos:
v na 3ª pessoa em textos expositivos;
v como marca da seqüência narrativa;
v diferenciação dos pretéritos na construção da narrativa;
v Relacionamento do verbo com seu referente, observando a
concordância entre eles.
ü Recursos gráficos usados para marcar o diálogo;
ü O texto como elemento da atividade discursiva;
ü Discurso direto e discurso indireto nos textos narrativos;
ü Verbos introdutórios do discurso direto;
ü Os determinantes do substantivo na função de adjuntos
adnominais;
ü O advérbio na construção do texto;
ü A função dos pronomes no processo de coesão textual.
ü Grafia de palavras com as letras g e j, x e ch, m e n, ç,
z e s com som de z.
C – Procedimentos Metodológicos:
ü Investigação sobre o conhecimento prévio do aluno;
ü Aula expositiva e dialogadas;
ü Explanação dos conteúdos através de exemplos e de imagens;
ü Análise lingüística a partir de textos;
ü Treino ortográfico, como ditados, jogo da forca,
adedanha e bingos de palavras.
D- Procedimentos Avaliativos:
ü Exercícios de fixação dos
conteúdos;
ü Participação e
envolvimento nas atividades em grupo;
ü Realização de atividades
no livro didático;
ü Exercícios avaliativos.
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