Escola Dr. Jaime Monteiro
Gameleira, ___de _________ de __________
Aluno(a):___________________________
Ano: 1º E.M
Professora: Márcia Oliveira da Silva
Exercício de Língua Portuguesa
Leia o texto e responda as questões 1 a 3
Enfermeira inglesa de 78 anos manda tatuar mensagem no peito pedindo
para
não proceder a manobras de ressuscitação em caso de parada cardíaca.
(Mundo Online, 4, fev., 2003)
Ela não era enfermeira (era secretária), não era inglesa (era
brasileira) e não tinha 78 anos, mas sim 42; bela mulher, muito conservada.
Mesmo assim, decidiu fazer a mesma coisa. Foi procurar um tatuador, com o
recorte da notícia. O homem não comentou: perguntou apenas o que era para ser
tatuado.
– É bom você
anotar – disse ela – porque não será uma mensagem tão curta como essa da
inglesa.
Ele apanhou
um caderno e um lápis e dispôs-se a anotar.
– “Em caso de que eu tenha uma parada cardíaca” – ditou ela –, “favor
não proceder à ressuscitação”.
Uma pausa,e
ela continuou:
– “E não procedam à ressuscitação, porque não vale a pena. A vida é
cruel, o mundo está cheio de ingratos.”
Ele
continuou escrevendo, sem dizer nada. Era pago para tatuar, e quanto mais
tatuasse, mais ganharia.
Ela continuou falando.(...). Àquela altura o tatuador, homem vivido, já
tinha adivinhado como terminaria a história (...). E antes que ela contasse a
sua tragédia resolveu interrompê-la.
– Desculpe – disse - mas para eu tatuar tudo o que a senhora me contou,
eu precisaria de mais três ou quatro mulheres.
Ela começou a chorar. Ele consolou-a como pôde. Depois, convidou-a para
tomar alguma coisa num bar ali perto.
Estão vivendo juntos há algum tempo. E se dão bem. (...). Ele fez uma
tatuagem especialmente para ela, no seu próprio peito. Nada de muito artístico
(...). Mas cada vez que ela vê essa tatuagem, ela se sente reconfortada. Como
se tivesse sido ressuscitada, e como se tivesse vivendo uma nova, e muito
melhor, existência.
(Moacyr Scliar, Folha de S. Paulo, 10/03/2003.)
01. O trecho da crônica que mostra que o cronista
inspirou-se em um fato real é:
(A). as
manobras de ressuscitação praticadas pelos médicos.
(B)a
notícia, retirada da Internet, que introduz a crônica
(C) a
reprodução da conversa entre a secretária e o tatuador.
(D) a
história de amor entre a secretária e o tatuador.
02. O fato
gerador do conflito que constrói a crônica é a secretária;
(A) ser mais
jovem que a enfermeira da notícia.
(B) ter se
envolvido com o tatuador.
(C) achar
romântica a história da
enfermeira
(D) perder o
gosto pela vida.
03.Um trecho
do texto que expressa uma opinião é
(A) “Mesmo
assim, decidiu fazer a mesma coisa.”
(B) “O homem
não comentou; perguntou apenas o que era para ser tatuado.”
(C) “Ela
começou a chorar. Ele consolou-a como pôde.”
(D) “A vida
é cruel, o mundo está cheio de ingratos.”
04. Com referência
ao Barroco, assinale V ou F
A( ) O interesse por
temas religiosos e conflito espiritual são características barroca
B( ) A arte barroca é vinculada à
Contrarreforma.
C( ) A obra considerada o marco do Barroco
brasileiro é Prosopopeia, de Bento Teixeira.
D( ) A arte barroca pregava o predomínio da
razão sobre os sentimentos.
E( ) O tema da
fugacidade, da ilusão e das coisas mundanas ocupa o lugar central na literatura
barroca.
05. O Barroco também é chamado de:
(A)Futurismo
(B)Romantismo
(C)Seiscentismo
(D)Realismo
(E)Modernismo
(A)Futurismo
(B)Romantismo
(C)Seiscentismo
(D)Realismo
(E)Modernismo
06. O
maior nome da poesia barroca brasileira
foi:
(A) Gregório de
Matos
(B) Eusébio de Matos
(C) Padre Antônio Vieira
(D) Bento Teixeira
(E) Machado de Assis
(B) Eusébio de Matos
(C) Padre Antônio Vieira
(D) Bento Teixeira
(E) Machado de Assis
07. O tema
central do Barroco se encontra no(a):
(A) carpe Diem
(B)antítese entre a vida e a morte
(B)antítese entre a vida e a morte
(C) catequese
dos índios
(D) nacionalismo
(E) crítica social
(D) nacionalismo
(E) crítica social
08.Aponte a
única sequência totalmente incorreta:
(A) Contexto– extensão – extensivo
(B) Realizar – agonizar – civilizar
(C) Enchente – rouxinol – enxada
(B) Realizar – agonizar – civilizar
(C) Enchente – rouxinol – enxada
(D)
Pretenção – compreenção – ascenssão(E) Excepcional –
excesso – exceção
09. Acentuam-se
pela mesma razão os vocábulos:
(A) Ignácio -
até
(B) fantástico
- histórias
(C) vídeo –
público
(D)tecnológicos
- básico
(E) impossível
- rápidas
10. Qual é a finalidade do Novo Acordo
Ortográfico que passará a vigorar no Brasil no próximo ano? As mudanças serão
apenas na grafia ou a pronúncia também sofrerá alterações?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
11. “... a
safra brasileira de soja nos próximos anos deve ultrapassar a dos americanos...”O pronome
grifado na frase acima evita a repetição, no texto, da expressão:
(A)a safra de soja
(B) a segunda maior produção de soja.
(C) a potência do Brasil.
(D) a safra brasileira de soja.
(E) a soja
12. Analise o trecho: “A
dureza da vida dessas crianças não deixa nenhum lugar ao amor. Assim que elas nos encontram, é muito
difícil fazê-las compreender
que nós agimos somente para o interesse delas,
pelo amor por elas.” A
propósito dos pronomes sublinhados, podemos dizer que:
(A) concordam com “dureza da vida” .
(B) expressão uma circunstância .
(C) deixam o trecho com muita ambiguidade.
(D) concordam com o termo “crianças”, citado anteriormente.
(A) concordam com “dureza da vida” .
(B) expressão uma circunstância .
(C) deixam o trecho com muita ambiguidade.
(D) concordam com o termo “crianças”, citado anteriormente.
13.
A questão a seguir referem-se ao anúncio publicitário divulgado pela marca Jontex, categoria
de produtos preservativos da Johnson
& Johnson, exibida provavelmente numa BR, rodovia de grande acesso.
Explique a ambiguidade
–
possibilidade de uma mensagem ter dois sentidos – apresentada pelo anúncio
publicitário divulgado pela Jontex.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
14.
No texto a seguir, os adjetivos estão indicados entre parênteses. Observe os
substantivos a que eles se referem e flexione-os adequadamente em gênero e
número.
O velho pescador era
magro e seco, e tinha a parte posterior do pescoço vincada de
_________________(profundo) rugas. As manchas _________________(escuro) que os
raios de sol produzem sempre, nos mares ______________(tropical), enchiam-lhe o
rosto, entendendo-se ao longo dos braços, e suas mãos estavam
______________(coberto) de cicatrizes ______________(fundo),
_________________(causado) pela fricção das linhas ______________(áspero)
enganchadas em _______________(pesado) e ______________(enorme) peixes. Mas
nenhuma destas cicatrizes era recente.
Tudo o que nele existia era velho, com exceção dos olhos, que eram da cor
do mar,________________(alegre) e ________________(indomável).
(Ernest Hemingway, em O
Velho e o Mar.)
Analise o cartaz para responder as questões 15 e 16.
VAI FICAR EM CIMA DO MURO?
Dirija-se ao Cartório Eleitoral
da sua cidade até o dia 07 de maio,
portando:
- Um documento oficial (certidão de
nascimento, RG, passaporte ou carteira de trabalho)
- Um comprovante de
residência
Texto
Mar Português
Ó Mar salgado, quanto do teu sal são
lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães
choraram!
Quantos filhos em vão rezaram!
Ó Mar salgado, quanto do teu sal são
lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães
choraram!
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas
ficaram por casar para
que tu fosses nosso, ó mar!
Valeu a pena? Tudo vale a pena se a
alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
que tu fosses nosso, ó mar!
Valeu a pena? Tudo vale a pena se a
alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
tem que passar
além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
mas nele é que espelhou o céu!
(Fernando Pessoa, in Mensagem)
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
mas nele é que espelhou o céu!
(Fernando Pessoa, in Mensagem)
17. Segundo o poeta, o sofrimento do povo
ocorreu:
(A)em virtude das conquistas portuguesas
(B) apesar das conquistas portuguesas
(C) para as conquistas portuguesas
(D) antes das conquistas portuguesas
(E) após as conquistas portuguesas
(A)em virtude das conquistas portuguesas
(B) apesar das conquistas portuguesas
(C) para as conquistas portuguesas
(D) antes das conquistas portuguesas
(E) após as conquistas portuguesas
18. “Quantos
filhos em vão rezaram!” Com
este verso, entendemos que:
(A) o sofrimento do povo foi inútil.
(B) o povo português da época era muito religioso.
(C) a religiosidade do povo português era inútil.
(D) a força da fé contribuiu efetivamente para as conquistas do país.
(E) muita gente perdeu entes queridos por causa das conquistas portuguesas.
(B) o povo português da época era muito religioso.
(C) a religiosidade do povo português era inútil.
(D) a força da fé contribuiu efetivamente para as conquistas do país.
(E) muita gente perdeu entes queridos por causa das conquistas portuguesas.
19. As palavras que melhor definem o povo português,
de acordo com as ideias contidas no texto, são:
(A) fé e competência
(B) grandeza e tenacidade
(A) fé e competência
(B) grandeza e tenacidade
(C) orgulho e religiosidade
(D) perseverança e ambição
(E) inteligência e maturidade
(D) perseverança e ambição
(E) inteligência e maturidade
20. Segundo o texto, para se ir sempre adiante é necessário:
(A) crer no destino
(B) aceitar a dor
(C) viver com alegria
(D) vencer o sofrimento
(E) objetivar sempre o progresso
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