PLANEJAMENTO DE LÍNGUA PORTUGUESA
9º ANO - I
BIMESTRE- 2013
1. PRODUÇÃO E COMPREENSÃO
DE TEXTOS ORAIS
A – Objetivos:
ü Expor a síntese das idéias centrais do texto;
ü Expressar opinião sobre idéias apresentadas em textos
jornalísticos de divulgação científica;
ü Comparar textos, buscando semelhanças e diferenças quanto ao
gênero e às ideias;
ü Debater temas propostos pelos textos e desenvolver habilidades
de expressão e argumentação orais;
ü
Monitorar o desempenho oral,
levando em conta a intenção
comunicativa e a reação dos
interlocutores;
ü
Observar os efeitos de sentido produzidos
pela utilização de elementos não-verbais.
B – Conteúdos:
ü Síntese das idéias centrais do texto;
ü Expressão de opinião sobre idéias apresentadas em textos
jornalísticos de divulgação científica;
ü
Comentário e reorganização de
contos lidos ou ouvidos (expandir, diminuir ou alterar o enredo, incluir e
retirar personagens,mudar o conflito, o final etc.);
ü
Monitoramento do desempenho oral,
levando em conta a intenção
comunicativa e a reação dos
interlocutores;
ü
Os efeitos de sentido produzidos
pela utilização de elementos não-verbais.
C – Procedimentos Metodológicos:
ü Leitura e comentários
sobre textos diversos;
ü Debates para exposição de
opiniões;
ü Produção de textos orais
individuais e em dupla, com coerência.
ü Reconhecimento dos procedimentos e das marcas
lingüísticas típicas da conversação.
D- Procedimentos Avaliativos:
ü
Produção de textos orais
individuais e em dupla, com coerência;
ü Leitura e comentários sobre textos que abordam assuntos do cotidiano, que
foram veiculados em jornais e revistas;
ü Defesa de pontos de vistas a partir de algumas situações comunicativas.
2. LEITURA E COMPREENSÃO
DE TEXTOS
A – Objetivos:
ü Selecionar procedimentos de leitura adequados às
características do gênero e do suporte;
ü Ler diferentes gêneros textuais para a compreensão
global, analítica e crítica;
ü Construir pressuposições antecipadoras dos
sentidos,da forma e da função do texto, apoiando-se em conhecimentos prévios
sobre o gênero suas características;
ü Confirmar antecipações realizadas antes e durante a
leitura;
ü Articular índices textuais e contextuais na
construção de sentido fazendo inferências, extraindo informações não
explicitadas, estabelecendo a progressão temática, integrando e sistematizando
informações,interpretando recursos figurativos;
ü Identificar paráfrase e paródia em textos.
B – Conteúdos:
ü Leitura de diferentes gêneros textuais: texto jornalístico de divulgação científica, relato pessoal e de conto
de longa extensão;
ü Informações explícitas e implícitas do texto;
ü As idéias centrais do texto;
ü A finalidade ou o objetivo pretendido para o texto;
ü As características próprias do tipo ou do gênero a que pertence
o texto;
ü Os elementos constituintes do esquema dissertativo (assunto,
tópico, subtópico, opiniões, argumento, conclusão);
ü Os elementos constituintes do conto (enredo, tempo, espaço,
personagens, narrador, conflito, desfecho);
ü Os elementos indicadores das condições do locutor e do
interlocutor do texto;
ü As relações textuais, entre partes de textos, indicadas por meio
de expressões conectoras;
ü As marcas lexicais ou gramaticais que expressam valores
ideológicos de um determinado grupo ou de uma determinada época;
ü As referências ou remissões a outros textos ou a outros autores;
ü Informações principais e informações secundárias;
ü Estabelecimento de relações entre partes de um texto,
identificando repetições, substituições ou associações que contribuem para sua
coesão e coerência;
ü Os efeitos de sentido decorrentes do uso dos sinais de pontuação,
notações e outros recursos gráficos;
ü Os elementos que indiquem a posição do autor frente ao assunto ou
autores referidos.;
ü Estudo das relações intertextuais: paráfrase e
paródia.
C – Procedimentos Metodológicos:
ü Investigação sobre o conhecimento prévio do aluno
sobre o texto;
ü Levantamento das
dificuldades vocabular e consulta ao dicionário;
ü Observação do significado
dessas palavras no contexto;
ü Reconhecimento de palavras
ou expressões quando usadas em sentidos diferentes;
ü Leitura silenciosa, em seguida, leitura coletiva
para que seja realizada a interpretação escrita do texto;
ü Reconhecimento dos recursos de organização da composição
e sequências textuais.
D- Procedimentos Avaliativos:
ü Leitura individual e coletiva de textos;
ü Análise e compreensão dos textos lidos;
ü Reconhecimento das características próprias dos gêneros
textuais analisados.
3. PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS
A – Objetivos:
ü Estruturar o texto, usando mecanismos próprios do
gênero: articulando enunciados em função das sequências narrativas, colocando
título e segmentando em parágrafos, selecionando apropriadamente o léxico,
usando pontuação, sinais gráficos adequados e recursos figurativos,
considerando finalidade, suporte usado e interlocutor.
B – Conteúdos:
ü
Produção de textos dos gêneros
considerando o destinatário, a sua finalidade e as características do gênero,
atentando para os aspectos discursivos e notacionais;
ü
Elaboração de início, conflito e
final para conto fragmentado;
ü
Elaboração de notícia a partir de
um texto jornalístico de divulgação científica;
ü
Utilização das estratégias de
escrita: planejar, redigir rascunho, revisar e reescrever o texto.
C – Procedimentos Metodológicos:
ü Leituras de textos diversos;
ü Retextualização (individual e em grupo);
ü Reelaboração do texto;
ü Reflexão sobre os textos produzidos.
D- Procedimentos Avaliativos:
ü Produção de texto dos gêneros estudados;
ü Reelaboração do texto;
ü Reflexão sobre os textos produzidos.
4.
ANÁLISE LINGUÍSTICA E REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA
A – Objetivos:
ü
Reconhecer o verbo como marca da
seqüência narrativa;
ü
Reconhecer a diferença de sentido
entre os verbos nos tempos pretérito perfeito e imperfeito na construção da
narrativa;
ü
Reconhecer a narração em 1ª pessoa
e 3ª pessoa;
ü
Identificar e empregar os recursos
gráficos usados para marcar o diálogo;
ü Identificar a função do substantivo na nomeação de personagens e
lugares;
ü
Reconhecer o valor expressivo do
adjetivo em descrições de cenários e lugares e caracterizações de personagens e
pessoas;
ü
Reconhecer o verbo na 3ª pessoa em
textos dissertativos;
ü
Identificar os advérbios como
indicadores de circunstâncias tempo, modo, lugar, intensidade;
ü
Reconhecer o valor semântico e a
função dos conectivos na construção do texto.
B – Conteúdos:
ü
O verbo como marca da seqüência
narrativa;
ü
A diferença de sentido entre os
verbos nos tempos pretérito perfeito e imperfeito na construção da narrativa;
ü
Reconhecimento de narração em 1ª
pessoa e 3ª pessoa;
ü
Os recursos gráficos usados para
marcar o diálogo: travessão, dois pontos, interrogação, exclamação, aspas;
ü
Tipos de discurso;
ü O substantivo;
ü
O adjetivo;
ü
O verbo na 3ª pessoa em textos
dissertativos;
ü
Os advérbios como indicadores de
circunstâncias tempo,modo, lugar, intensidade;
ü
Os conectivos ( conjunção e
preposição)
ü
O período composto por
coordenação.
C – Procedimentos Metodológicos:
ü Investigação do conhecimento prévio do aluno;
ü Aulas expositivas e dialogadas;
ü Anotações e exemplificações;
ü Complementação de frases com conectivos adequados;
ü Análise lingüística a partir de textos;
ü Exercícios individuais e em grupo.
D- Procedimentos Avaliativos:
ü Exercícios no livro didático;
ü Exercícios diversificados para fixação dos
conteúdos;
ü Síntese do assunto pesquisado;
ü Atividades em grupo;
ü Exercício avaliativo.
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