Escola Dr. Jaime Monteiro
Aluno(a):___________________________________
Série: 7ª___ Data:___/_____/_______
Professora: Márcia Oliveira da Silva
Exercício de Língua Portuguesa
O HOMEM E A
GALINHA
Era uma vez um homem que tinha uma galinha. Era uma galinha como as
outras.
Um dia a galinha botou um ovo de ouro. O homem ficou contente. Chamou a mulher:
- Olha o ovo que a galinha botou.
A mulher ficou contente:
- Vamos ficar ricos!
E a mulher começou a tratar bem da galinha. Todos os dias a mulher dava mingau para a galinha. Dava pão-de-ló, dava até sorvete. E todos os dias a galinha botava um ovo de ouro. Vai que o marido disse:
- Pra que esse luxo com a galinha? Nunca vi galinha comer pão-de-ló... Muito menos tomar sorvete!
- É, mas esta é diferente! Ela bota ovos de ouro!
O marido não quis conversa:
- Acaba com isso mulher. Galinha come é farelo.
Aí a mulher disse:
- E se ela não botar mais ovos de ouro?
- Bota sim - o marido respondeu.
A mulher todos os dias dava farelo à galinha. E a galinha botava um ovo de ouro. Vai que o marido disse:
- Farelo está muito caro, mulher, um dinheirão! A galinha pode muito bem comer milho.
- E se ela não botar mais ovos de ouro?
- Bota sim - o marido respondeu.
Aí a mulher começou a dar milho pra galinha. E todos os dias a galinha botava um ovo de ouro. Vai que o marido disse:
- Pra que esse luxo de dar milho pra galinha? Ela que procure o que comer no quintal!
- E se ela não botar mais ovos de ouro? - a mulher perguntou.
- Bota sim - o marido falou.
E a mulher soltou a galinha no quintal. Ela catava sozinha a comida dela. Todos os dias a galinha botava um ovo de ouro. Uma dia a galinha encontrou o portão aberto. Foi embora e não voltou mais.
Dizem, eu não sei, que ela agora está numa boa casa onde tratam dela a pão-de-ló.
Um dia a galinha botou um ovo de ouro. O homem ficou contente. Chamou a mulher:
- Olha o ovo que a galinha botou.
A mulher ficou contente:
- Vamos ficar ricos!
E a mulher começou a tratar bem da galinha. Todos os dias a mulher dava mingau para a galinha. Dava pão-de-ló, dava até sorvete. E todos os dias a galinha botava um ovo de ouro. Vai que o marido disse:
- Pra que esse luxo com a galinha? Nunca vi galinha comer pão-de-ló... Muito menos tomar sorvete!
- É, mas esta é diferente! Ela bota ovos de ouro!
O marido não quis conversa:
- Acaba com isso mulher. Galinha come é farelo.
Aí a mulher disse:
- E se ela não botar mais ovos de ouro?
- Bota sim - o marido respondeu.
A mulher todos os dias dava farelo à galinha. E a galinha botava um ovo de ouro. Vai que o marido disse:
- Farelo está muito caro, mulher, um dinheirão! A galinha pode muito bem comer milho.
- E se ela não botar mais ovos de ouro?
- Bota sim - o marido respondeu.
Aí a mulher começou a dar milho pra galinha. E todos os dias a galinha botava um ovo de ouro. Vai que o marido disse:
- Pra que esse luxo de dar milho pra galinha? Ela que procure o que comer no quintal!
- E se ela não botar mais ovos de ouro? - a mulher perguntou.
- Bota sim - o marido falou.
E a mulher soltou a galinha no quintal. Ela catava sozinha a comida dela. Todos os dias a galinha botava um ovo de ouro. Uma dia a galinha encontrou o portão aberto. Foi embora e não voltou mais.
Dizem, eu não sei, que ela agora está numa boa casa onde tratam dela a pão-de-ló.
Ruth Rocha
1) O texto recebe o título de O homem e a galinha. Por que a
história recebe esse título?
(A) Porque eles são os personagens principais da história narrada.
(B) Porque eles representam, respectivamente, o bem e o mal na história.
(C) Porque são os narradores da história.
(D) Porque ambos são personagens famosos de outras histórias.
(E) Porque representam a oposição homem-animal.
(A) Porque eles são os personagens principais da história narrada.
(B) Porque eles representam, respectivamente, o bem e o mal na história.
(C) Porque são os narradores da história.
(D) Porque ambos são personagens famosos de outras histórias.
(E) Porque representam a oposição homem-animal.
2) Qual das afirmativas a seguir não é correta em relação ao homem da fábula?
(A) É um personagem preocupado com o corte de gastos.
(B) Mostra ingratidão em relação à galinha.
(C)) Demonstra não ouvir as opiniões dos outros.
(D) Identifica-se como autoritário em relação à mulher
(E) Revela sua maldade nos maus-tratos em relação à galinha.
3) Qual das características a seguir pode ser atribuída à galinha?
(A) avareza
(B) conformismo
(C) ingratidão
(D) revolta
(E) hipocrisia
(A) avareza
(B) conformismo
(C) ingratidão
(D) revolta
(E) hipocrisia
4) Era uma vez um homem que tinha uma galinha. De que outro modo poderia ser dita a frase destacada?
(A) Era uma vez uma galinha, que vivia com um homem.
(B) Era uma vez um homem criador de galinhas.
(C) Era uma vez um proprietário de uma galinha.
(D) Era uma vez uma galinha que tinha uma propriedade.
(E) Certa vez um homem criava uma galinha.
5) Era uma vez é uma expressão que indica tempo:
(A) bem localizado
(B) determinado
(C) preciso
(D) indefinido
(E) bem antigo
(A) bem localizado
(B) determinado
(C) preciso
(D) indefinido
(E) bem antigo
6) A segunda frase do texto diz ao leitor que a galinha era uma galinha como as outras. Qual o significado dessa frase?
(A) A frase tenta enganar o leitor, dizendo algo que não é verdadeiro.
(B) A frase mostra que era normal que as galinhas botassem ovos de ouro.
(C) A frase indica que ela ainda não havia colocado ovos de ouro.
(D) A frase mostra que essa história é de conteúdo fantástico.
(E) A frase demonstra que o narrador nada conhecia de galinha.
7) O que faz a galinha ser diferente das demais?
(A) Botar ovos todos os dias independentemente do que comia.
(B) Oferecer diariamente ovos a seu patrão avarento.
(C) Pôr ovos de ouro antes da época própria.
(D) Botar ovos de ouro a partir de um dia determinado.
(E) Ser bondosa, apesar de sofrer injustiças.
8) O homem ficou contente. O conteúdo dessa frase indica um (a):
(A) causa
(B) modo
(C) explicação
(D) consequência
(E) comparação
(A) causa
(B) modo
(C) explicação
(D) consequência
(E) comparação
9) A presença de travessões no texto indica:
(A) a admiração da mulher
(B) a surpresa do homem
(C) a fala dos personagens
(D) a autoridade do homem
(E) a fala do narrador da história
10) Que elementos demonstram que a galinha passou a receber um bom
tratamento, após botar o primeiro ovo de ouro?
(A) pão-de-ló / mingau / sorvete
(B) milho / farelo / sorvete
(C) mingau / sorvete / milho
(D) sorvete / farelo / pão-de-ló
(E) farelo / mingau / sorvete
(A) pão-de-ló / mingau / sorvete
(B) milho / farelo / sorvete
(C) mingau / sorvete / milho
(D) sorvete / farelo / pão-de-ló
(E) farelo / mingau / sorvete
11) Dizem, eu não sei... Quem é o responsável por essas palavras?
(A) o homem
(B) a galinha
(C) o narrador
(D) a mulher
(E) o ovo
12) Aí a mulher começou a dar
milho pra galinha. A palavra destacada na frase é própria da linguagem
informal. Ela poderia ser substituída por outra sem causar danos à mensagem.
Qual seria?
(A) mas
(B) porque
(C) mas
também
(D) por isso
(E) então
13) Qual a
função desse texto para os leitores?
(A) emitir a
opinião do autor
(B)
transmitir informações sobre criação de galinhas
(C)
distrair, entreter e passar um ensinamento
(D) divulgar
um produto
(E) persuadir
o leitor
14) Qual é o
gênero desse texto?
(A) um
resumo
(B) uma
fábula
(C) um conto
fantástico
(D) uma
crônica
(E) um
relato pessoal
15) Em
relação ao narrador, podemos afirmar que:
(A) é um
narrador observador
(B) é um
narrador personagem
(C) o texto
não tem narrador
(D) a mulher
narra a estória
(E) o homem
narra a estória
16) Podemos
afirmar que o texto é:
(A)
argumentativo
(B)
prescritivo
(C)
dissertativo
(D)
narrativo
(E) normativo
Nenhum comentário:
Postar um comentário