sábado, 26 de janeiro de 2013

Avaliação de Língua Portuguesa e Literatura 2º E.M




Escola Dr. Jaime Monteiro
Gameleira, ___de __________ de __________
Aluno(a):__________________________________
Ano:: 2º    E.M
Professora: Márcia Oliveira da Silva

Avaliação de Língua Portuguesa e Literatura

A Moreninha
                                                                                                                                                                   Joaquim Manuel de Macedo
     D. Carolina passou uma noite cheia de pena e de cuidados, porém já menos ciumenta e despeitada; a boa avó livrou-a desses tormentos. Na hora do chá, fazendo com habilidade e destreza cair a conversação sobre o estudante amado, dizendo:
     - Aquele interessante moço, Carolina, parece pagar-nos bem a amizade que lhe temos, não entendes assim?...
     - Minha avó...eu não sei.
     - Dize sempre, pensarás acaso de maneira diversa?...
     A menina hesitou um instante e depois respondeu:
     - Se ele pagasse bem, teria vindo domingo.
     - Eis uma injustiça, Carolina. Desde sábado à noite que Augusto está na cama, prostrado por uma enfermidade cruel.
     - Doente?! Exclamou a linda Moreninha, extremamente comovida. Doente?...em perigo?...
     - Graças a Deus, há dois dias ficou livre dele; hoje já pôde chegar à janela, assim me mandou dizer Filipe.
     - Oh! Pobre moço!... se não fosse isso, teria vindo ver-nos!...
     E, pois, todos os antigos sentimentos de ciúme e temor da inconstância do amante se trocaram por ansiosas inquietações a respeito de sua moléstia.
     No dia seguinte, ao amanhecer, a amorosa menina despertou, e buscando o toucador, há uma semana esquecido, dividiu seus cabelos nas duas costumadas belas tranças, que tanto gostava de fazer ondear pelas espáduas, vestiu o estimado vestido branco e correu para o rochedo.
     - Eu me alinhei, pensava ela, porque enfim... hoje é domingo e talvez... como ontem já pôde chegar à janela, talvez consiga com algum esforço vir ver-me.
     E quando o sol começou a refletir seus raios sobre o liso espelho do mar, ela principiou também a cantar sua balada:
    “Eu tenho quinze anos
     E sou morena e linda”.
     Mas, como por encantamento, no instante mesmo em que ela dizia no seu canto:
     “Lá vem sua piroga
     Cortando leve os mares”
Um lindo batelão apareceu ao longe, voando com asa intumescida para a ilha.
     Com força e comoção desusadas bateu o coração de d. Carolina, que calou-se para empregar no batel que vinha atentas vistas, cheias de amor e de esperanças. Ah! Era o batel suspirado.
     Quando o ligeiro barquinho se aproximou suficientemente, a bela Moreninha distinguiu dentro dele Augusto; sentado junto a um respeitável ancião, a quem não pôde conhecer (...).
     (...)
     Augusto, com efeito, saltava nesse momento fora do batel, e depois deu a mão a seu pai para ajudá-lo a desembarcar; d. Carolina, que ainda não mostrava dar fé deles, prosseguiu seu canto até que quando dizia:
     “Quando há de ele correr
     Somente para me ver...”
Sentiu que Augusto corria para ela. Prazer imenso inundava a alma da menina, para que possa ser descrito; como todos preveem, a balada foi nessa estrofe interrompida e d. Carolina, aceitando o braço do estudante, desceu do rochedo e foi cumprimentar o pai dele.
     Ambos os amantes compreenderam o que queria dizer a palidez de seus semblantes e os vestígios de um padecer de oito dias, guardaram silêncio e não tiveram uma palavra para pronunciar; tiveram só olhares para trocar e suspiros a verter. E para que mais?

01. D. Carolina estava atormentada pelo ciúme e despeito devido
a) as conversas que ela tinha com a avó.
b) ao não comparecimento de Augusto a sua casa.
c) as informações que Filipe deu sobre Augusto.
d) ao bom conceito que a avó tinha de Augusto.

02.A conversa entre d. Carolina e sua avó sobre o estudante amado pela jovem  foi
a) esclarecedora     b) desmotivante      c) entediante           d) animadora

03. O ciúme e o despeito de d. Carolina foi substituído
a) pela esperança e serenidade diante das informações dadas pela avó.
b) pelo alívio e tranquilidade por causa do recado de Filipe.
c) pelas ansiosas inquietações a respeito da doença de Augusto.
d) pela culpa de ter julgado mal seu amado.

04. A menina voltou a arrumar-se pois
a) queria ir visitar o amado.
b) tinha esperança de ser visitada pelo amado.
c) recuperou-se do ciúme e do despeito.
d) foi aconselhada pela avó a cuidar-se.

05. “Com força e comoção desusadas bateu o coração de d. Carolina...”, o termo em destaque significa
a) enormes          b) constantes               c) incomuns                d) reais

06. O reencontro de d. Carolina e Augusto foi
a) cheio de declarações de amor.
b) cheio de questionamentos.
c) marcado pela indiferença e dúvidas.
d) marcado pela troca de olhares e suspiros.

07. Assinale V ou F.
São características do Romantismo:
a(   ) Os autores do Romantismo expressam aquilo que lhes é individual. Buscam exprimir sua personalidade, aquilo que lhes é único e intransferível.
b(   ) Atingir a o leitor no âmbito racional, é o objetivo dos autores Românticos.
c(   ) No Romantismo, supervaloriza-se o amor e o cultua-se a mulher, que é divinizada, um ser puro e virginal.
d(   ) O Romantismo não admite a ocorrência de fatos misteriosos, inexplicáveis, sobrenaturais.
e(   ) O amor, no Romantismo, é supervalorizado.
f(   ) A perda do amor, nesse período da Literatura, leva à loucura, à morte ou ao suicídio.
g(   ) Os tipos de Romance que existem são: romances de memória, policiais, de terror e mistério, de ficção científica, biográficos, entre outros.
 
08. Leia os quadrinhos com atenção.
 

a)A fala de Helga  no segundo quadrinho indica um pressuposto sobre os homens. Explique-o.
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b) Que opinião sobre o casamento fica implícita a partir da identificação desse pressuposto?
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08. (Covest – Iasc 2010) Analise o trecho: “A dureza da vida dessas crianças não deixa nenhum lugar ao amor. Assim que elas nos encontram, é muito difícil fazê-las compreender que nós agimos somente para o interesse delas, pelo amor por elas.” A propósito dos pronomes sublinhados, podemos dizer que:
1) tem todos o mesmo antecedente textual.
2) funcionam como elos da coesão do texto.
3) deixam o trecho com muita ambiguidade.
4) concordam com o termo ao qual se referem
Estão corretas apenas:
a) 1, 2 e 4 apenas                                            
b) 1 e 2 apenas
c) 2 e 3 apenas
d) 1, 2, 3 e 4

     10. (FCC - TRF) “... a safra brasileira de soja nos próximos anos deve ultrapassar a dos americanos...”  O pronome grifado na frase acima evita a repetição, no texto, da expressão:
a) a potência do Brasil.
b) a segunda maior produção de soja.
c) a safra de soja
d) a safra brasileira de soja.

11. A figura de linguagem presente na questão anterior é:
a) eufemismo
      b) zeugma
      c) antítese
      d) hipérbole

12.  No trecho :“Você ri da minha roupa/ Você ri do meu cabelo/ Você ri da minha pele/  Você ri do meu sorriso.  (Sandra de Sá), a figura de linguagem presente é:
a) metáfora     
b) eufemismo
c) metonímia
d) anáfora

13. Analise a propaganda dos Correios:
Na mensagem da propaganda ao lado existem duas expressões referenciais. Quais são elas? A quem elas se referem?
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14. Marque verdadeiro ou falso:
a(    ) O Modo subjuntivo  expressa uma ideia de incerteza, um fato duvidoso.
b(    ) O modo indicativo descreve o mundo fictício, exprimindo atitudes incertas.
c(    ) Em nossa língua há três conjugações. Verbos terminados em ar e ir.
d(    ) O Modo imperativo  expressa uma ordem, apelo ou pedido.
e(    ) O verbo, como todas as classes de palavras, apresenta flexão de tempo.

15. Leia o anúncio publicitário

 

)    O anúncio promove um novo produto e para isso utiliza a linguagem verbal (texto) e a linguagem não verbal (imagem). Como o texto, na parte inferior do anúncio, dialoga com a imagem?
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b)   Todo anúncio visa persuadir o consumidor. Nesse caso, que recursos foram empregados?
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