Escola Dr.
Jaime Monteiro
Gameleira, ___de
__________ de __________
Aluno(a):__________________________________
Ano:: 2º E.M
Professora:
Márcia Oliveira da Silva
Avaliação de Língua
Portuguesa e Literatura
A Moreninha
Joaquim Manuel de Macedo
D. Carolina
passou uma noite cheia de pena e de cuidados, porém já menos ciumenta e
despeitada; a boa avó livrou-a desses tormentos. Na hora do chá, fazendo com
habilidade e destreza cair a conversação sobre o estudante amado, dizendo:
- Aquele
interessante moço, Carolina, parece pagar-nos bem a amizade que lhe temos, não
entendes assim?...
- Minha
avó...eu não sei.
- Dize
sempre, pensarás acaso de maneira diversa?...
A menina
hesitou um instante e depois respondeu:
- Se ele
pagasse bem, teria vindo domingo.
- Eis
uma injustiça, Carolina. Desde sábado à noite que Augusto está na cama,
prostrado por uma enfermidade cruel.
-
Doente?! Exclamou a linda Moreninha, extremamente comovida. Doente?...em
perigo?...
- Graças
a Deus, há dois dias ficou livre dele; hoje já pôde chegar à janela, assim me
mandou dizer Filipe.
- Oh!
Pobre moço!... se não fosse isso, teria vindo ver-nos!...
E, pois,
todos os antigos sentimentos de ciúme e temor da inconstância do amante se
trocaram por ansiosas inquietações a respeito de sua moléstia.
No dia
seguinte, ao amanhecer, a amorosa menina despertou, e buscando o toucador, há
uma semana esquecido, dividiu seus cabelos nas duas costumadas belas tranças,
que tanto gostava de fazer ondear pelas espáduas, vestiu o estimado vestido
branco e correu para o rochedo.
- Eu me
alinhei, pensava ela, porque enfim... hoje é domingo e talvez... como ontem já
pôde chegar à janela, talvez consiga com algum esforço vir ver-me.
E quando
o sol começou a refletir seus raios sobre o liso espelho do mar, ela principiou
também a cantar sua balada:
“Eu tenho
quinze anos
E sou
morena e linda”.
Mas,
como por encantamento, no instante mesmo em que ela dizia no seu canto:
“Lá vem
sua piroga
Cortando
leve os mares”
Um lindo batelão apareceu ao longe, voando com asa
intumescida para a ilha.
Com
força e comoção desusadas bateu o coração de d. Carolina, que calou-se para
empregar no batel que vinha atentas vistas, cheias de amor e de esperanças. Ah!
Era o batel suspirado.
Quando o
ligeiro barquinho se aproximou suficientemente, a bela Moreninha distinguiu
dentro dele Augusto; sentado junto a um respeitável ancião, a quem não pôde
conhecer (...).
(...)
Augusto,
com efeito, saltava nesse momento fora do batel, e depois deu a mão a seu pai
para ajudá-lo a desembarcar; d. Carolina, que ainda não mostrava dar fé deles,
prosseguiu seu canto até que quando dizia:
“Quando
há de ele correr
Somente
para me ver...”
Sentiu que Augusto corria para ela. Prazer imenso
inundava a alma da menina, para que possa ser descrito; como todos preveem, a
balada foi nessa estrofe interrompida e d. Carolina, aceitando o braço do
estudante, desceu do rochedo e foi cumprimentar o pai dele.
Ambos os
amantes compreenderam o que queria dizer a palidez de seus semblantes e os
vestígios de um padecer de oito dias, guardaram silêncio e não tiveram uma
palavra para pronunciar; tiveram só olhares para trocar e suspiros a verter. E
para que mais?
01. D. Carolina estava atormentada pelo ciúme e
despeito devido
a) as conversas que ela tinha com a avó.
b) ao não comparecimento de Augusto a sua casa.
c) as informações que Filipe deu sobre Augusto.
d) ao bom conceito que a avó tinha de Augusto.
02.A conversa entre d. Carolina e sua avó sobre o
estudante amado pela jovem foi
a) esclarecedora
b) desmotivante c)
entediante d) animadora
03. O ciúme e o despeito de d. Carolina foi
substituído
a) pela esperança e serenidade diante das
informações dadas pela avó.
b) pelo alívio e tranquilidade por causa do recado
de Filipe.
c) pelas ansiosas inquietações a respeito da doença
de Augusto.
d) pela culpa de ter julgado mal seu amado.
04. A menina voltou a arrumar-se pois
a) queria ir visitar o amado.
b) tinha esperança de ser visitada pelo amado.
c) recuperou-se do ciúme e do despeito.
d) foi aconselhada pela avó a cuidar-se.
05. “Com força e comoção desusadas bateu o coração de d. Carolina...”, o termo em
destaque significa
a) enormes
b) constantes c) incomuns d) reais
06. O reencontro de d. Carolina e Augusto foi
a) cheio de declarações de amor.
b) cheio de questionamentos.
c) marcado pela indiferença e dúvidas.
d) marcado pela troca de olhares e suspiros.
07. Assinale V ou
F.
São características do Romantismo:
a( ) Os autores do Romantismo expressam aquilo que lhes é individual. Buscam exprimir sua personalidade, aquilo que lhes é único e intransferível.
b( ) Atingir a o leitor no âmbito racional, é o objetivo dos autores Românticos.
c( ) No Romantismo, supervaloriza-se o amor e o cultua-se a mulher, que é divinizada, um ser puro e virginal.
d( ) O Romantismo não admite a ocorrência de fatos misteriosos, inexplicáveis, sobrenaturais.
e( ) O amor, no Romantismo, é supervalorizado.
f( ) A perda do amor, nesse período da Literatura, leva à loucura, à morte ou ao suicídio.
g( ) Os tipos de Romance que existem são: romances de memória, policiais, de terror e mistério, de ficção científica, biográficos, entre outros.
a( ) Os autores do Romantismo expressam aquilo que lhes é individual. Buscam exprimir sua personalidade, aquilo que lhes é único e intransferível.
b( ) Atingir a o leitor no âmbito racional, é o objetivo dos autores Românticos.
c( ) No Romantismo, supervaloriza-se o amor e o cultua-se a mulher, que é divinizada, um ser puro e virginal.
d( ) O Romantismo não admite a ocorrência de fatos misteriosos, inexplicáveis, sobrenaturais.
e( ) O amor, no Romantismo, é supervalorizado.
f( ) A perda do amor, nesse período da Literatura, leva à loucura, à morte ou ao suicídio.
g( ) Os tipos de Romance que existem são: romances de memória, policiais, de terror e mistério, de ficção científica, biográficos, entre outros.
08.
Leia os quadrinhos com atenção.
a)A
fala de Helga no segundo quadrinho
indica um pressuposto sobre os homens. Explique-o.
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b) Que opinião sobre o casamento fica implícita a partir da identificação desse pressuposto?
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08.
(Covest – Iasc 2010) Analise o
trecho: “A dureza da vida dessas crianças não deixa nenhum lugar ao amor. Assim
que elas nos encontram, é
muito difícil fazê-las
compreender que nós agimos somente para o interesse delas, pelo amor por elas.”
A propósito dos pronomes sublinhados, podemos dizer que:
1) tem todos o mesmo antecedente textual.
2) funcionam como elos da coesão do texto.
3) deixam o trecho com muita ambiguidade.
4) concordam com o termo ao qual se referem
1) tem todos o mesmo antecedente textual.
2) funcionam como elos da coesão do texto.
3) deixam o trecho com muita ambiguidade.
4) concordam com o termo ao qual se referem
Estão
corretas apenas:
a) 1, 2 e 4 apenas
b) 1 e 2 apenas
c) 2 e 3 apenas
d) 1, 2, 3 e 4
a) 1, 2 e 4 apenas
b) 1 e 2 apenas
c) 2 e 3 apenas
d) 1, 2, 3 e 4
10. (FCC - TRF) “... a safra
brasileira de soja nos próximos anos deve ultrapassar a dos americanos...” O pronome
grifado na frase acima evita a repetição, no texto, da expressão:
a) a potência do Brasil.
b) a segunda maior produção de soja.
c) a safra de soja
d) a safra brasileira de soja.
11. A figura de linguagem presente na questão anterior é:
a) eufemismo
b) zeugma
c) antítese
d) hipérbole
b) zeugma
c) antítese
d) hipérbole
12. No trecho :“Você ri da minha roupa/ Você ri
do meu cabelo/ Você ri da minha pele/
Você ri do meu sorriso. (Sandra
de Sá), a figura de linguagem presente é:
a) metáfora
b) eufemismo
c) metonímia
d) anáfora
13. Analise
a propaganda dos Correios:
Na
mensagem da propaganda ao lado existem duas expressões referenciais. Quais são
elas? A quem elas se referem?
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14. Marque verdadeiro ou falso:
a( ) O Modo subjuntivo expressa uma ideia de incerteza, um fato
duvidoso.
b( ) O modo indicativo descreve o mundo
fictício, exprimindo atitudes incertas.
c( ) Em nossa língua há três conjugações.
Verbos terminados em ar e ir.
d( ) O Modo imperativo expressa uma ordem, apelo ou pedido.
e( ) O verbo, como todas as classes de palavras,
apresenta flexão de tempo.
15.
Leia o anúncio publicitário
)
O anúncio promove um novo produto e para isso
utiliza a linguagem verbal (texto) e a linguagem não verbal (imagem). Como o
texto, na parte inferior do anúncio, dialoga com a imagem?
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b) Todo anúncio visa persuadir o consumidor. Nesse caso, que recursos foram
empregados?
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