Escola
Dr. Jaime Monteiro
Gameleira,____
de _______________ de 2013
Aluno(a):_______________________________________
Série: _____
Professora:
Márcia Oliveira da Silva
Exercício de Língua
Portuguesa
Aponte as figuras de
linguagem presentes nos trechos abaixo:
01.
"...dão um jeito de mudar o mínimo para continuar mandando o máximo".
a) metáfora b) hipérbole c) antítese d) anáfora
a) metáfora b) hipérbole c) antítese d) anáfora
02
. “Você ri da minha roupa/ Você ri do meu cabelo/ Você ri da minha pele/ Você ri
do meu sorriso. (Sandra de Sá).
a)
metáfora b)
anáfora c) eufemismo d) metonímia
03.
“... a
natureza parece estar chorando..”
a)antítese b)
polissindeto c) ironia d) personificação
04. “Naquela terrível luta,
muitos adormeceram para sempre.”
a)
anacoluto b) eufemismo
c) prosopopéia d) pleonasmo
05. Aquele
pudim ficava me olhando e suplicando: “coma-me, coma-me...”
a) Prosopopéia b) catacrese c) metonímia d) gradação
06. Apesar dos esforços,
o país ainda continua analfabeto.
a) antonomásia b) metonímia c) metáfora d) comparação
07. "E brinquei, e dancei e fui vestido de
rei..."
a) hipérbole b) anacoluto c) zeugma d) polissíndeto
a) hipérbole b) anacoluto c) zeugma d) polissíndeto
08. Enumere as frases, classificando as
figuras de construção.
(1) hipérbato (2) pleonasmo (3) zeugma (4) elipse
(
) Precisamos
refazer o trabalho tudo de novo
(
) Ele gosta de moto; eu,
de carro.
(
) “Ouviram do Ipiranga as margem
plácidas de um povo heroico o brado retumbante”
(
) Estudamos muito para a prova.
09. “Trabalha, e teima, e sofre e luta!”
a)
polisíndeto b) assíndeto c) elipse d) zeugma
10. “Trabalha, teima, sofre, luta.”
a) zeugma b) assíndeto c)
anacoluto d) elipse
Escola
Dr. Jaime Monteiro
Gameleira,____
de _______________ de 2013
Aluno(a):_______________________________________
Série: _____
Professora:
Márcia Oliveira da Silva
Exercício de Língua
Portuguesa
Aponte as figuras de
linguagem presentes nos trechos abaixo
01. Assinale a figura de linguagem encontrada em:
"Minha cidade toda se enfeitou
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor."
a) silepse b) catacrese c) prosopopéia d) metonímia
"Minha cidade toda se enfeitou
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor."
a) silepse b) catacrese c) prosopopéia d) metonímia
02. A figura resultante de uma translação de sentido pela suavização da idéia recebe o nome de:
a) eufemismo b) pleonasmo c) anáfora d) ironia
03. Nos versos:
“Bomba atômica que aterra
Pomba atômica da paz
Pomba tonta, bomba atômica...”
Pomba atômica da paz
Pomba tonta, bomba atômica...”
A repetição de determinados elementos fônicos é um recurso estilístico
denominado:
a) hipérbole b) onomatopéia c) aliteração d) metonímia
a) hipérbole b) onomatopéia c) aliteração d) metonímia
04. No
trecho: "Uma palavra branca e fria", encontramos a figura denominada:
a) sinestesia b) eufemismo c) pleonasmo d) antonomásia
05. “Os cupins comeram os pés do armário.”
a) sinestesia b) eufemismo c) pleonasmo d) antonomásia
05. “Os cupins comeram os pés do armário.”
a) metáfora b) catacrese c) ironia d) antítese
06. “ Vozes veladas, veludosas vozes...”
a) comparação b) anáfora c) prosopopeia d) aliteração
07. Nos
trechos: "O pavão é um arco-íris de plumas" e "...de tudo que
ele suscita e esplende e estremece e delira..." enquanto procedimento
estilístico, temos, respectivamente:
a) metáfora e polissíndeto b) comparação e repetição c) metonímia e aliteração d) hipérbole e metáfora
a) metáfora e polissíndeto b) comparação e repetição c) metonímia e aliteração d) hipérbole e metáfora
08. No trecho:
"...dão um jeito de mudar o mínimo para continuar mandando o máximo",
a figura de linguagem presente é chamada:
a) metáfora b) antítese c) anáfora d) ironia
a) metáfora b) antítese c) anáfora d) ironia
09. Apesar
dos esforços, o país ainda continua analfabeto.
b)
Comparação
b) metáfora c) metonímia d) catacrese
10.“Você ri da minha roupa/ Você ri do meu cabelo/ Você ri da minha pele/ Você ri
do meu sorriso. (Sandra de Sá).
a) metáfora
b) metonímia c)
eufemismo d) anáfora
Nenhum comentário:
Postar um comentário