quinta-feira, 28 de março de 2013

Como ler em inglês

A maioria dos alunos acha que ler em Inglês é uma tarefa extremamente chata e monótona. Por que isso? Porque a maioria dos alunos ficam extremamente nervosos quando não sabem o significado de UMA palavra no texto.
A maioria dos alunos quer entender toda e qualquer palavra de um texto e esse é o maior problema. Um bom leitor não para em cada palavra que encontra. Pelo contrário, um bom aluno lê o texto em partes, lendo várias palavras ao mesmo tempo. Um bom leitor varia sua estratégia de leitura de acordo com o seu objetivo ao ler. Sempre antes de se ler um texto é necessário descobrir qual a razão de ler determinado texto.

Existem várias estratégias de leitura:

skimming: ler um texto rápido só para ver as idéias principais (é quando você lê a maioria dos textos em jornais ou revistas)

scanning:  procurar algo específico (quando se procura em que cinema está passando tal filme, por exemplo)

reading for detail: ler um texto cuidadosamente, procurando por detalhes.

Qualquer que seja a estratégia, a melhor forma de você ler bem em Inglês é LER BASTANTE, o máximo que puder. Algumas dicas:
  • leia em Inglês o que geralmente você gosta de ler em Português
  • leia as perguntas antes de ler o texto. Assim você já tem uma idéia do que o texto trata e sabe o que procurar
  • leia jornais em Inglês
  • não escolha algo que seja difícil demais para você!
Procure livros simplificados para o seu nível ( disponíveis em livrarias especializadas )E quando eu encontro uma palavra nova?
A melhor estratégia é tentar descobrir a palavra pelo contexto. Pegue o dicionário somente se a palavra que você não sabe é crucial para o entendimento. Se não for, simplesmente a ignore. Depois de ler o texto, se quiser, volte para ela e procure seu significado. O importante é não parar a leitura a toda hora. Ler é importante em qualquer língua! Lendo em Inglês você vai aprender mais vocabulário e compreender melhor a Gramática da língua.

Dicas para melhorar o listening:
  • Pegue filmes que você já conhece e tape as legendas. Assista o filme e tente prestar atenção no que é falado.
  • Grave filmes / seriados da TV e assista cobrindo as legendas. Depois assista de novo, com as legendas e veja o quanto você entendeu da história.
  • Escolha sua músicas favoritas e procure a letra.
  • Ouça noticiários em Inglês ( CNN, BBC, etc.. )

Nenhum comentário:

Postar um comentário