segunda-feira, 25 de março de 2013

Não me chame de gorducha

Não me chame de gorducha!
 (Bárbara Philips)


            - O que é que estão fazendo aí, vocês dois?
            - O retrato da Gorducha, professor. O senhor não mandou desenhar um colega? – perguntou Douglas, fazendo cara de inocente e mostrando o desenho.
            Enquanto isso, Tim se torcia de rir. O retrato de Rita era uma bola com olhinhos e boca.
            Todos caíram na risada, menos o professor Simpson.
            - Brincadeira tem hora – ralhou ele. – As pessoas podem ter qualquer formato, cor ou tamanho. Quem quer que todo mundo seja igualzinho é que faz papel de bobo.
            Douglas e Tim ficaram sem graça. Mas Rita não se alegrou.
            À noite, estava ajudando seu padrasto a lavar os pratos.
            - Aconteceu alguma coisa? – perguntou ele. – Você está esfregando esse prato com cara de quem acaba de perder o seu melhor amigo.
            - É quase isso. Na escola me apelidaram de Gorducha.
            - É, garotos estão sempre caçoando de alguma coisa. Quando eu era da sua idade, riam de mim por causa das minhas orelhas de abano.
            - Gosto das suas orelhas. O que não gosto e de ser gorda.
            - Então vamos pensar no assunto. Eu também estou começando a engordar. Por que não procuramos uma solução juntos?
            - Fazer dieta?
            - E por que não? Poderíamos parar com os doces e os refrigerantes, para começar. Quando ficarmos gulosos podemos comer uma fruta.
            - É, frutas também são gostosas. Embora não tão gostosas como biscoitos recheados. Você não vai desistir, vai?
            - Não, de modo nenhum. Se você topa, eu também topo.
            - Topo, sim. Vou já dizer à mamãe.

Atividade
 Faça uma descrição de Rita.

  O que aconteceu que deixou Rita chateada?

  Você concorda com o que o professor disse para os meninos? Por quê?

  Quem percebeu que Rita estava triste?

  O que o padrasto de Rita propôs que eles fizessem?
 
  O que fizeram para emagrecer?

  O padrasto de Rita é muito companheiro, você acha que todos os padrastos são assim? Por quê?

Nenhum comentário:

Postar um comentário