domingo, 24 de março de 2013

Leitura e análise dos substantivos

  Circuito Fechado 1

Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina,sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, caneta, chaves, lenço, relógio, maço de cigarros, caixa de fósforos. Jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapo. Quadros. Pasta, carro. Cigarro, fósforo. Mesa e poltrona, cadeira, cinzeiro, papéis, telefone, agenda, copo com lápis, canetas, bloco de notas, espátula, pastas, caixas de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícara pequena. Cigarro e fósforo. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes, telefone, papéis. Relógio. Mesa, cavalete, cinzeiros, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, cigarro, fósforo, bloco de papel, caneta, projetor de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro-negro, giz, papel. Mictório, pia, água. Táxi. Mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapo, xícara. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Escova de dentes, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, cigarro, fósforo, telefone interno, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta, telefone, caneta e papel, telefone, papéis, folheto, xícara, jornal, cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeiras, pratos, talheres, copos, guardanapos. Xícaras. Cigarro e fósforo. Poltrona, livro. Cigarro e fósforo. Televisor, poltrona. Cigarro e fósforo. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, chinelos. Vaso, descarga, pia, água, escova, creme dental, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro
.


01. "Circuito Fechado" nos conta uma história explorando a característica essencial dos substantivos. Qual é essa característica?  Como ela possibilita que se conte essa história?

02. Qual é a história que o texto nos conta?  Qual é a relação entre ela e o título do texto?

03. Caracterize  o personagem apresentado pelo texto.

04. Não há praticamente substantivos abstratos no texto. Qual a relação que se pode estabelecer entre esse dado e a história contada?

05. Conte um dia típico de sua vida utilizando o mesmo processo empregado em   "Circuito Fechado".

Respostas:

01. É a sua função de nomear os seres e dados da nossa realidade. A história é contada pela enumeração de seres que matém em si um nexo captável pelo leitor. Por meio desse nexo, o leitor constrói a história que está sendo contada.

02. É um dia típico de um homem que em uma empresa. O texto conta esse dia desde o despertar até o adormecer. O circuito é fechado porque se repete invariavelmente a cada dia.

03. Percebe-se que  se trata de um homem que trabalha em um escritório, que possui carro e que é fumante. Trata-se de um  homem solitário, cuja a vida está amarrada a uma rotina angustiante.

04. A história é contada pela enumeração dos objetos com que o personagem do texto entra em contato durante o dia. Daí a ausência de substantivos abstratos, que estariam ligados a dados do mundo psicológico não mencionados explicitamente no texto.

05. Reflexão pessoal do aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário