A
AMBIGUIDADE NA CONSTRUÇÃO DO TEXTO
Ambiguidade: (ambi=dualidade) é a duplicidade de
sentidos que pode haver em uma palavra, uma frase ou num texto inteiro.
A
ambiguidade pode ser um recurso de
expressão em textos poéticos, quando
é empregada de forma intencional em textos poéticos, publicitários e
humorísticos, em quadrinhos e anedotas. Quando, porém, é resultado de má
organização de ideias, ou do emprego inadequado de certas palavras, ou ainda de
inadequação do texto ao contexto discursivo, ela pode gerar problemas para a
comunicação.
Leia
o texto que segue, do escritor Fernando Veríssimo:
Conto erótico nº 1
-Assim
?
-É.
Assim.
-Mais
depressa ?
-Não.
Assim está bem. Um pouco mais para...
-Assim
?
-Não,
espere.
-Você
disse que...
-Para
o lado. Para o lado!
-Querido...
-Estava
bem mas você...
-Eu
sei. Vamos recomeçar. Diga quando estiver bem.
-Estava
perfeito e você...
-Desculpe.
-Você
se descontrolou e perdeu o...
-Eu
já pedi desculpa !
-Está
bem. Vamos tentar outra vez. Agora.
-Assim
?
-Um
pouco mais pra cima.
-Aqui
?
-Quase.
Está quase !
-Me
diga como você quer. Oh, querido...
-Um
pouco mais para baixo.
-Sim.
-Agora
para o lado. Rápido !
-Amor,
eu...
-Para
cima ! Um pouquinho...
-Assim
?
-Ai
! Ai !
-Está
bom ?
-Sim.
Oh, sim. Oh yes, sim.
-Pronto.
-Não
! Continue.
-Puxa,
mas você...
-Olha
aí. Agora você...
-Deixa
ver...
-Não,
não. Mais para cima.
-Aqui
?
-Mais.
Agora para o lado.
-Assim
?
-Para
a esquerda. O lado esquerdo !
-Aqui
?
-Isso
! Agora coça.
(O rei do rock. Porto Alegre: RBS/Globo, 1978)
1. Com o narrador ausente,
todo o texto é construído a partir do diálogo entre duas personagens. Que tipo
de relacionamento supostamente há entre essas personagens? Justifique com
elementos do texto.
2. Durante
toda a leitura somos orientados para um sentido diferente daquele que temos ao
chegar ao final do texto. Essa orientação de sentido não ocorre por acaso, mas
é resultado de um conjunto de marcas existentes no texto.
a.
Aparentemente, o texto retrata um diálogo entre
personagens vivendo que tipo de situação?
b.
Que “marcas” textuais (palavras, frases,
construções, etc.) nos levam a construir esse sentido?
3. A
pontuação tem um papel decisivo na construção da ambiguidade desse texto.
a. Quais são
os sinais de pontuação que mais se destacam?
b. No
contexto, que sentido cada um desses sinais sugere?
4. Além de
trabalhar propositalmente com marcas textuais que dão ao texto uma orientação
de sentido diferente, por meio de que procedimento o autor constrói a ambiguidade?
a. Omitindo
o narrador.
b. Omitindo
dados do contexto discursivo em que se dá o diálogo.
c. Omitindo
informações sobre o receptor que vai ler o texto.
d. Omitindo
palavras do texto.
5. No final
do texto, outro cenário emerge nos direcionando a outra interpretação. Em que
momento do texto isso ocorre? Qual era a real situação vivenciada pelos
personagens?
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