Leia o texto
abaixo e a seguir responda as questões propostas:
O que você faria se encontrasse uma barata na sua
frente?
Um dia em sala de aula
Dona Risoleta, professora de religião, tinha horror
a baratas. e vejam só o que aconteceu quando seus alunos descobriram isso.
Magricela como a
Olívia Palito de Popeye, parecia um galho seco dentro do vestido escuro. Era
antipática e ranzinza. Usava óculos de lentes grossas; não enxergava direito,
vivia confundido um aluno com o outro.
A aula de
religião não contava ponto nem influía na nossa média, mas a diretora nos
obrigava a frequentar.
Um dia apareceu
uma barata na sala de aula. Descobrimos então que Dona Risoleta tinha
verdadeiro horror de baratas: soltou um grito, apontou a bichinha com o dedo trêmulo e subiu na
cadeira,pedindo que matássemos.Era uma barata grande,daquelas cascudas.
A classe inteira
se mobilizou para matá-la. Foi aquele alvoroço: empurrões,cotoveladas,pontapés,risos
e gritaria, todos querendo atingi-la primeiro. E a coitada,feito barata tonta, escapando
no chão. Até que, de repente, tive a sorte de dar com ela passando a correr
entre meus pés__ esmigalhei-a em uma pisada só.
Fui aclamado
como herói, vejam só: herói por ter matado uma barata. Até Dona Risoleta me
agradeceu trêmula,descendo da cadeira e me dando um beijo na testa. Esse beijo
a turma não me perdoou, durante muito tempo fui vítima da maior gozação: diziam
que dona Risoleta estava querendo me namorar.
Deste episódio
nasceu uma brincadeira que passamos a fazer em toda aula de religião, duas
vezes por semana. Alguém trazia uma barata viva dentro de uma caixa de fósforos
vazia, para soltar na sala de aula entre as carteiras, até que um aluno
denunciasse a sua presença. Quando não era a dona Risoleta que soltava um
gritinho:
- Uma barata!
(...) Um dia ela
foi reclamar providências da diretora, dizendo que o prédio era velho, estava
precisando de uma limpeza em regra, vivia cheio de baratas. Naquele tempo não
havia dedetização, de modo que a diretora não tomou providência nenhuma, nunca
tinha visto barata na escola. Aquilo eram fricotes de Dona Risoleta.
E a coisa ficou
por isso mesmo, de vez em quando aparecendo uma baratinha, para alegrar a aula
de religião. Houve uma que subiu pela perna da professora e foi se esconder
debaixo da sua saia. A mulher deu um
pulo de três metros de altura se sacudindo toda, aos berros, como se estivesse
louca, por pouco não se atirou pela janela.
Até que o Dico
um dia esqueceu na carteira uma caixa de fósforos com a barata dentro. Sem
saber para que diabo aquele aluno havia de ter trazido fósforos de casa, se
todos nós éramos crianças, não fumávamos, dona Risoleta, curiosa, abriu a
caixa. A barata saltou em sua cara num voo aflito, largando pedaços de asas no
ar, e se refugiou nos seus cabelos. A coitada só faltou desmaiar de susto. Saiu
correndo feito doida com barata e tudo e foi nos denunciar à diretora.
O Dico acabou
suspenso por uma semana, como responsável por todas as baratas que já tinham
aparecido. Com isso, ficou sob ameaça de perder o ano, por falta de frequência.
Fernando.
Sabino. O Menino no espelho. 58 ed.112-5
01.
Complete
o quadro abaixo com os elementos que formam a estrutura da narrativa lida:
TIPO DE NARRADOR
|
|
PERSONAGEM PRINCIPAL
|
|
PERSONAGENS SECUNDÁRIOS
|
|
LOCAIS ONDE OCORREM OS FATOS
|
|
QUANDO OCORREM OS FATOS
|
|
02. Numere os fatos abaixo, colocando-os na
mesma sequência em que ocorreram na narrativa:
a. A consequência da descoberta do plano dos
garotos. ( )
b. A transformação do narrador da história em
herói. ( )
c. Confusões constantes durante a aula de
religião causadas pelas atitudes dos alunos. ( )
d. Alvoroço na sala de aula causado pelo
surgimento de uma barata. ( )
e. A descoberta do plano dos alunos. ( )
03. Relacione cada fato abaixo a sua
consequência:
FATO
|
CONSEQUÊNCIA
|
(1)
Aparecimento de uma barata na classe.
|
Suspensão do
Dico. ( )
|
(2) Descoberta
do pavor da professora em relação às baratas.
|
Algazarra na
sala de aula. ( )
|
(3) Primeira
reclamação de dona Risoleta à diretora.
|
Não houve
consequência. ( )
|
(4) O
esquecimento da caixa de fósforo na sala de aula.
|
A descoberta do
plano. ( )
|
(5) A
reclamação final de dona Risoleta.
|
Elaboração de
um plano. ( )
|
04. Complete o trecho abaixo:
Após os alunos descobrirem o
medo de dona Risoleta, o desejo deles era
____________________________________________________________________. Para atingirem esse objetivo, eles
________________________________________________________________________________________________________________________________________.
Porém, um fato fez com que o desejo deles
não fosse mais
realizado:__________________________________________________________________________________________________________________________.
Como consequência disso, ocorreu
______________________________________________.
05. Releia a descrição de dona Risoleta feita
pelo narrador.
Magricela como Olívia Palito, mulher do Popeye, parecia um galho seco
dentro de um vestido escuro. Era antipática e ranzinza. Usava óculos de lentes
grossas: não enxergavam direito, vivia confundindo um aluno com outro.
a. Sublinhe os trechos em que são
mostradas características físicas da personagem.
b. Copie o trecho que
mostra características da personalidade
do personagem.
__________________________________________________________________
06. O
plano dos meninos ocorreu porque eles descobriram uma importante característica
de dona Risoleta. Que característica é essa?
____________________________________________________________________
07. Assinale a alternativa correta:
A
forma como a barata foi descrita pelo narrador (“Era uma barata grande, daquelas cascudas.” ) serviu para:
a(
) Mostrar com um certo exagero a aparecia física da barata.
b( ) Mostrar com mais detalhes a aparência física
da barata.
c(
) Mostrar que aquela era uma barata como outra qualquer.
d(
) Mostrar que aquela era uma barata rara, difícil de ser encontrada.
08. Produção textual - Vamos
escrever com esquema
Complete o esquema a seguir, para mostrar a descrição de um dos
personagens:
a. Um vendedor de pipocas;
b. Um motorista de ônibus;
c. Um colega de escola.
Este(a)
é________________________________. Nome do personagem.
Eu e meus
amigos gostamos muito dele(a) porque é____
_________________________________________ Apresente características
_________________________________________
psicológicas.
Só para ter uma ideia, na semana passada
ele(a)____
_________________________________________ Conte um fato que sirva para
_________________________________________ comprovar essa característica
_________________________________________. Psicológica.
_____________________, é assim que eu e
meus
amigos o(a)
chamamos.
Coloque o apelido de seu
personagem
Também é muito conhecido(a) por vestir-se de uma
forma
especial:______________________________
_________________________________________
_________________________________________.
E só para terminar e mostrar como ele(a) é
realmente
marcante, _________________________________ Coloque algumas características
_________________________________________ físicas que se destaquem em
_________________________________________. Seu personagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário