sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Análise de texto narrativo - Um dia em sala de aula



Leia o texto abaixo e a seguir responda as questões propostas:

O que você faria se encontrasse uma barata na sua frente?

Um dia em sala de aula

Dona Risoleta, professora de religião, tinha horror a baratas. e vejam só o que aconteceu quando seus alunos descobriram isso.

Magricela como a Olívia Palito de Popeye, parecia um galho seco dentro do vestido escuro. Era antipática e ranzinza. Usava óculos de lentes grossas; não enxergava direito, vivia confundido um aluno com o outro.
A aula de religião não contava ponto nem influía na nossa média, mas a diretora nos obrigava a frequentar.
Um dia apareceu uma barata na sala de aula. Descobrimos então que Dona Risoleta tinha verdadeiro horror de baratas: soltou um grito, apontou a  bichinha com o dedo trêmulo e subiu na cadeira,pedindo que matássemos.Era uma barata grande,daquelas cascudas.
A classe inteira se mobilizou para matá-la. Foi aquele alvoroço: empurrões,cotoveladas,pontapés,risos e gritaria, todos querendo atingi-la primeiro. E a coitada,feito barata tonta, escapando no chão. Até que, de repente, tive a sorte de dar com ela passando a correr entre meus pés__ esmigalhei-a em uma pisada só.
Fui aclamado como herói, vejam só: herói por ter matado uma barata. Até Dona Risoleta me agradeceu trêmula,descendo da cadeira e me dando um beijo na testa. Esse beijo a turma não me perdoou, durante muito tempo fui vítima da maior gozação: diziam que dona Risoleta estava querendo me namorar.
Deste episódio nasceu uma brincadeira que passamos a fazer em toda aula de religião, duas vezes por semana. Alguém trazia uma barata viva dentro de uma caixa de fósforos vazia, para soltar na sala de aula entre as carteiras, até que um aluno denunciasse a sua presença. Quando não era a dona Risoleta que soltava um gritinho:
- Uma barata!
(...) Um dia ela foi reclamar providências da diretora, dizendo que o prédio era velho, estava precisando de uma limpeza em regra, vivia cheio de baratas. Naquele tempo não havia dedetização, de modo que a diretora não tomou providência nenhuma, nunca tinha visto barata na escola. Aquilo eram fricotes de Dona Risoleta.
E a coisa ficou por isso mesmo, de vez em quando aparecendo uma baratinha, para alegrar a aula de religião. Houve uma que subiu pela perna da professora e foi se esconder debaixo da sua saia.  A mulher deu um pulo de três metros de altura se sacudindo toda, aos berros, como se estivesse louca, por pouco não se atirou pela janela.
Até que o Dico um dia esqueceu na carteira uma caixa de fósforos com a barata dentro. Sem saber para que diabo aquele aluno havia de ter trazido fósforos de casa, se todos nós éramos crianças, não fumávamos, dona Risoleta, curiosa, abriu a caixa. A barata saltou em sua cara num voo aflito, largando pedaços de asas no ar, e se refugiou nos seus cabelos. A coitada só faltou desmaiar de susto. Saiu correndo feito doida com barata e tudo e foi nos denunciar à diretora.
O Dico acabou suspenso por uma semana, como responsável por todas as baratas que já tinham aparecido. Com isso, ficou sob ameaça de perder o ano, por falta de frequência.

 Fernando. Sabino. O Menino no espelho. 58 ed.112-5





01.   Complete o quadro abaixo com os elementos que formam a estrutura da narrativa lida:

TIPO DE NARRADOR

PERSONAGEM PRINCIPAL

PERSONAGENS SECUNDÁRIOS

LOCAIS ONDE OCORREM OS FATOS

QUANDO OCORREM OS FATOS


02.  Numere os fatos abaixo, colocando-os na mesma sequência em que ocorreram na narrativa:
a.     A consequência da descoberta do plano dos garotos. (     )
b.     A transformação do narrador da história em herói. (     )
c.     Confusões constantes durante a aula de religião causadas pelas atitudes dos alunos. (     )
d.      Alvoroço na sala de aula causado pelo surgimento de uma barata. (     )
e.     A descoberta do plano dos alunos.  (     )

03.  Relacione cada fato abaixo a sua consequência:

FATO
CONSEQUÊNCIA
(1) Aparecimento de uma barata na classe.
Suspensão do Dico. (     )
(2) Descoberta do pavor da professora em relação às baratas.
Algazarra na sala de aula. (     )
(3) Primeira reclamação de dona Risoleta à diretora.
Não houve consequência. (     )
(4) O esquecimento da caixa de fósforo na sala de aula.
A descoberta do plano. (     )
(5) A reclamação final de dona Risoleta.
Elaboração de um plano. (     )

04.  Complete o trecho abaixo:

                Após os alunos descobrirem o medo de dona Risoleta, o desejo deles era ____________________________________________________________________.       Para atingirem esse objetivo, eles ________________________________________________________________________________________________________________________________________.
Porém, um fato fez com que o desejo deles não fosse mais realizado:__________________________________________________________________________________________________________________________. Como consequência disso, ocorreu ______________________________________________.

05.  Releia a descrição de dona Risoleta feita pelo narrador.

     Magricela como Olívia Palito, mulher do Popeye, parecia um galho seco dentro de um vestido escuro. Era antipática e ranzinza. Usava óculos de lentes grossas: não enxergavam direito, vivia confundindo um aluno com outro.





a.     Sublinhe os trechos em que são mostradas características físicas da personagem.
b.     Copie o trecho  que  mostra características da personalidade  do personagem.
__________________________________________________________________

06.   O plano dos meninos ocorreu porque eles descobriram uma importante característica de dona Risoleta. Que característica é essa?
____________________________________________________________________

07.  Assinale a alternativa correta:
    A forma como a barata foi descrita pelo narrador (“Era uma barata grande, daquelas cascudas.” ) serviu para:

a(   ) Mostrar com um certo exagero a aparecia física da barata.
b(   ) Mostrar com mais detalhes a aparência física da barata.
c(   ) Mostrar que aquela era uma barata como outra qualquer.
d(   ) Mostrar que aquela era uma barata rara, difícil de ser encontrada.

08.  Produção textual -  Vamos escrever com esquema
  
      Complete o esquema a seguir, para mostrar a descrição de um dos personagens:
a.     Um vendedor de pipocas;
b.     Um motorista de ônibus;
c.     Um colega de escola.

    Este(a) é________________________________.                 Nome do personagem.
Eu e meus amigos gostamos muito dele(a) porque é____
_________________________________________              Apresente características
_________________________________________                        psicológicas.
     Só para ter uma ideia, na semana passada ele(a)____
_________________________________________          Conte um fato que sirva para
_________________________________________          comprovar essa característica
_________________________________________.          Psicológica.
     _____________________, é assim que eu e meus
amigos o(a) chamamos.                                                  Coloque o apelido de seu                                                                                                                                personagem
     Também é  muito conhecido(a) por vestir-se de uma
forma especial:______________________________
_________________________________________
_________________________________________.
     E só para terminar e mostrar como ele(a) é realmente
 marcante, _________________________________         Coloque algumas características
_________________________________________            físicas que se destaquem em
_________________________________________.               Seu personagem.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário