Google+ Followers

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Atividade sobre o filme A Corrente do Bem




      Atividades sobre o filme A Corrente do Bem
Questões para debate em sala de aula:
No filme A CORRENTE DO BEM observe os seguintes pontos para discutirmos depois em sala de aula.

1.    As mazelas da sociedade
2.    0 caminho de Trevor ao ir embora
3.    A violência e suas caras
4.    O tipo de escola em que Trevor estuda
5.    A mãe do garoto
6.    As atitudes de Trevor
7.    Desestrutura familiar
8.    Preconceito
9.    A fé em si e nos outros




        O filme “A corrente do bem” é um longa-metragem, drama, dirigido por Mimi Leder. O tema principal do filme é apresentado por um professor que através de suas aulas influencia seus alunos, adolescentes com idades entre 10 a 14 anos, a pensarem em projetos e propostas que podem não só influenciar o seu ambiente local quanto o ambiente global. O tema do projeto é “pensar em algo para melhorar o mundo e colocá-lo em ação.” Este “algo” é um conceito aberto e pode ser ações pequenas ou grandes, mas que de uma forma ou outra intervenham na sociedade e no cotidiano das pessoas.
        Assim, o professor  orienta seus alunos a serem agentes críticos, pensadores e transformadores da sociedade e que através de ideias simples, se proponham a ajudar na melhoria da qualidade de vida social. Neste filme, o ator principal, convive com problemas e dramas enfrentados pela sociedade moderna: vícios, preconceitos, alcoolismo, marginalidade, abandono, pobreza, bullying, violência e desestrutura familiar, mazelas da sociedade.
        Através da persistência de seguir em frente com ideia do 'passe adiante', proposta pelo adolescente e ator principal,as ações vão se multiplicando, rompendo barreiras geográficas e sociais. A bela mensagem do filme nos leva a refletir sobre nossas ações:"O que estamos fazendo para melhorar o mundo? Pensamos no próximo? Quais são, na verdade nossos, valores morais?" Precisamos fazer a nossa parte.


Questões de Atividade Escrita:
1)    Comente as seguintes frases abaixo:
a)    " É só generosidade entre estranhos"
b)    "Há um mundo lá fora e mesmo que não queiram enfrentá-lo vocês vão senti-lo como um tapa na cara. Então é melhor começar a pensar no que ele significa para vocês agora."
2)    No seu ponto de vista:
a)    0 que é um "pensador global"?
b)    O que o mundo quer de nós?
c)    Somos livres?
d)    Eu gosto do mundo que vejo?
e)    E se o mundo for uma grande decepção?
f)    Onde fica o reino das possibilidades em cada um de nós?
g)    É o esforço que vale nota?
h)    "Só queria ver se o mundo mudaria mesmo". Qual mundo?
i)    "Mas é difícil pra quem se acostumou com as coisas como elas são, É difícil mudar. Então as pessoas desistem. Quando isso acontece todo mundo sai perdendo". Comente.



1. Que reação você teria se algum professor lhe confiasse uma tarefa assim? Como e onde começaria a sua "corrente do bem"?


2.Você concorda que "a ideia mais simples pode mudar o mundo"? Justifique sua resposta

      
 3. O filme aborda vários temas como: PRECONCEITO, O PAPEL DA ESCOLA, AS MAZELAS DA SOCIEDADE, etc. Elenque outros temas que você percebeu.

     
 4. O filme também aborda outros temas, como a INSATISFAÇÃO, e mostra que, mesmo estando insatisfeitas, as pessoas têm dificuldade de mudar. Você acha que isso realmente acontece com uma certa frequência? O que impede tanto a mudança? Como reverter quadros que nem esses? 

    
 5. Qual sua opinião a respeito do comportamento do professor Simonet?

      
6. Todo mundo esperava um final feliz tradicional, que não ocorreu. Como você interpreta o final do filme? Isso comprova que vale a pena lutar por aquilo em que se acredita ou não? Explique:

     
 7. Por onde você acha que é mais viável começar a mudar: nós mesmos, quem está próximo de nós ou quem está mais distante? Ou acredita, sinceramente, que é melhor cruzar os braços e dizer que não dá para mudar o mundo? Justifique sua resposta:

    
 8. "Mas é difícil pra quem se acostumou com as coisas como elas são, É difícil mudar. Então as pessoas desistem. Quando isso acontece todo mundo sai perdendo". A partir do seu ponto de vista, comente.

   
 9. Defina a relação da mãe (Arlene) com o menino Trevor. Ela transferiu valores morais ao filho?

  
10. Percebemos em Trevor uma consciência moral  que diverge da consciência que os outros garotos têm(vilões). Na sua opinião, o que levou aqueles garotos a terem um comportamento “IMORAL”?


11. Trevor por ser um garoto bom e responsável, só teria paz de espírito quando resolvesse três grandes questões da vida, as quais ele achava essenciais: QUERO – DEVO – POSSO. A isso , chamamos de MORAL ou ÉTICA?


12. Na sua opinião, a desestrutura familiar é a responsável pelo comportamento transgressor(IMORAL) dos jovens, principalmente dentro do ambiente escolar? Explique.


13. O enredo do filme justifica o causa do comportamento da mãe de Trevor. Relacione a causa  às consequências


13. Qual era o objetivo do professor ao propor a atividade à turma?

14. Por que motivo o professor Simonet afetuou-se ao aluno Trevor? O que eles tinham em comum?


15. Qual era o objetivo da ideia (Passar adiante) de Trevor?


16. Qual a importância da família no processo de EDUCAR?


17. Descreva a mãe de Trevor


18. Descreva o pai de Trevor


19. Descreva o professor de Trevor.


20. Descreva o amigo de Trevor.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário