Atividades sobre o filme A Corrente do Bem
Questões
para debate em sala de aula:
No filme A CORRENTE DO BEM observe
os seguintes pontos para discutirmos depois em sala de aula.1. As mazelas da sociedade
2. 0 caminho de Trevor ao ir embora
3. A violência e suas caras
4. O tipo de escola em que Trevor estuda
5. A mãe do garoto
6. As atitudes de Trevor
7. Desestrutura familiar
8. Preconceito
9. A fé em si e nos outros
O filme “A corrente do bem” é um longa-metragem, drama, dirigido por Mimi Leder. O tema principal do filme é apresentado por um professor que através de suas aulas influencia seus alunos, adolescentes com idades entre 10 a 14 anos, a pensarem em projetos e propostas que podem não só influenciar o seu ambiente local quanto o ambiente global. O tema do projeto é “pensar em algo para melhorar o mundo e colocá-lo em ação.” Este “algo” é um conceito aberto e pode ser ações pequenas ou grandes, mas que de uma forma ou outra intervenham na sociedade e no cotidiano das pessoas.
Assim, o professor orienta seus alunos a serem agentes críticos, pensadores e transformadores da sociedade e que através de ideias simples, se proponham a ajudar na melhoria da qualidade de vida social. Neste filme, o ator principal, convive com problemas e dramas enfrentados pela sociedade moderna: vícios, preconceitos, alcoolismo, marginalidade, abandono, pobreza, bullying, violência e desestrutura familiar, mazelas da sociedade.
Através da persistência de seguir em frente com ideia do 'passe adiante', proposta pelo adolescente e ator principal,as ações vão se multiplicando, rompendo barreiras geográficas e sociais. A bela mensagem do filme nos leva a refletir sobre nossas ações:"O que estamos fazendo para melhorar o mundo? Pensamos no próximo? Quais são, na verdade nossos, valores morais?" Precisamos fazer a nossa parte.
Questões
de Atividade Escrita:
1) Comente as
seguintes frases abaixo:
a) " É
só generosidade entre estranhos"
b)
"Há um mundo lá fora e mesmo que não queiram enfrentá-lo vocês vão
senti-lo como um tapa na cara. Então é melhor começar a pensar no que ele
significa para vocês agora."
2) No seu ponto de
vista:
a) 0 que é
um "pensador global"?b) O que o mundo quer de nós?
c) Somos livres?
d) Eu gosto do mundo que vejo?
e) E se o mundo for uma grande decepção?
f) Onde fica o reino das possibilidades em cada um de nós?
g) É o esforço que vale nota?
h) "Só queria ver se o mundo mudaria mesmo". Qual mundo?
i) "Mas é difícil pra quem se acostumou com as coisas como elas são, É difícil mudar. Então as pessoas desistem. Quando isso acontece todo mundo sai perdendo". Comente.
1. Que
reação você teria se algum professor lhe confiasse uma tarefa assim? Como e
onde começaria a sua "corrente do bem"?
|
2.Você
concorda que "a ideia mais simples pode mudar o mundo"? Justifique
sua resposta
|
3. O filme aborda vários temas como:
PRECONCEITO, O PAPEL DA ESCOLA, AS MAZELAS DA SOCIEDADE, etc. Elenque outros
temas que você percebeu.
|
4. O filme também aborda outros temas, como
a INSATISFAÇÃO, e mostra que, mesmo estando insatisfeitas, as pessoas têm
dificuldade de mudar. Você acha que isso realmente acontece com uma certa
frequência? O que impede tanto a mudança? Como reverter quadros que nem esses?
|
5. Qual sua opinião a respeito do comportamento
do professor Simonet?
|
6. Todo
mundo esperava um final feliz tradicional, que não ocorreu. Como você
interpreta o final do filme? Isso comprova que vale a pena lutar por aquilo
em que se acredita ou não? Explique:
|
7. Por onde você acha que é mais viável
começar a mudar: nós mesmos, quem está próximo de nós ou quem está mais
distante? Ou acredita, sinceramente, que é melhor cruzar os braços e dizer
que não dá para mudar o mundo? Justifique sua resposta:
|
8. "Mas é difícil
pra quem se acostumou com as coisas como elas são, É difícil mudar. Então as
pessoas desistem. Quando isso acontece todo mundo sai perdendo". A
partir do seu ponto de vista, comente.
|
9. Defina a relação da mãe (Arlene) com o
menino Trevor. Ela transferiu valores morais ao filho?
|
10. Percebemos
em Trevor uma consciência moral que
diverge da consciência que os outros garotos têm(vilões). Na sua opinião, o
que levou aqueles garotos a terem um comportamento “IMORAL”?
|
11. Trevor por ser um garoto bom e responsável, só
teria paz de espírito quando resolvesse três grandes questões da vida, as
quais ele achava essenciais: QUERO – DEVO – POSSO. A isso , chamamos de MORAL
ou ÉTICA?
|
12. Na sua
opinião, a desestrutura familiar é a responsável pelo comportamento
transgressor(IMORAL) dos jovens, principalmente dentro do ambiente escolar?
Explique.
|
13. O
enredo do filme justifica o causa do comportamento da mãe de Trevor. Relacione
a causa às consequências
|
13. Qual
era o objetivo do professor ao propor a atividade à turma?
|
14. Por
que motivo o professor Simonet afetuou-se ao aluno Trevor? O que eles tinham em comum?
|
15. Qual
era o objetivo da ideia (Passar adiante) de Trevor?
|
16. Qual a
importância da família no processo de EDUCAR?
|
17.
Descreva a mãe de Trevor
|
18.
Descreva o pai de Trevor
|
19.
Descreva o professor de Trevor.
|
20.
Descreva o amigo de Trevor.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário