Escola Dr.
Jaime Monteiro
Gameleira,
____de ____________ de ________
Aluno(a):______________________________________________
Ano/Série:___
Professora:
Márcia Oliveira da Silva
Exercício de Avaliativo
Texto 1: QUÍMICA DA
DIGESTÃO
Para viver, entre outras coisas, precisamos de energia. Como não podemos tirar
energia da luz do sol para viver, como os vegetais, essa energia usada pelo
nosso organismo vem das reações químicas que acontecem nas nossas células.
Podemos nos comparar a uma fábrica que funciona 24 horas por dia. Vivemos
fazendo e refazendo os materiais de nossas células. Quando andamos, cantamos,
pensamos, trabalhamos ou brincamos, estamos consumindo energia química gerada
pelo nosso próprio organismo. E o nosso combustível vem dos alimentos que
comemos.
No motor do carro, por exemplo, a gasolina ou o álcool misturam-se com o ar,
produzindo uma combustão, que é uma reação química entre o combustível e o
oxigênio do ar. Do mesmo modo, nas células do nosso organismo, os alimentos
reagem com o oxigênio para produzir energia. No nosso corpo, os organismos são
transformados nos seus componentes mais simples, equivalentes à gasolina ou ao
álcool, e, portanto, mais fáceis de queimar. O processo se faz através de um
grande número de reações químicas que começam a se produzir na boca, seguem no
estômago e acabam nos intestinos. As substâncias presentes nesses alimentos são
decompostas pelos fermentos digestivos e se transformam em substâncias
orgânicas mais simples. Daí esses componentes são transportados pelo sangue até
as células. Tudo isso também consome energia.
A energia necessária para todas essas transformações é produzida pela reação
química entre esses componentes mais simples, que são o nosso combustível e o
oxigênio do ar. Essa é uma verdadeira combustão, mas uma combustão sem chamas,
que se faz dentro de pequenas formações que existem nas células, as
mitocôndrias, que são nossas verdadeiras usinas de energia.
1 - O texto afirma que o
nosso corpo pode ser comparado a uma fábrica porque
a) reage
quimicamente pela combustão.
b) move-se a
base de gasolina ou álcool.
c) produz
energia a partir dos alimentos.
d) utiliza
oxigênio como combustível.
e) Funciona
22 horas por dia.
2 - “Tudo isso também
consome energia” (3º parágrafo ) No trecho, a expressão em destaque
se refere a
a) Fermentos digestivos..
b)
combustíveis.
c) reações
químicas.
d) usinas de
energia.
e) energia.
3 – Depois
de processadas pelos fermentos digestivos, as substâncias são levadas para
a) a boca.
b) as
células.
c) o
estômago.
d) os
intestinos.
e) o
esôfago.
4 - As mitocôndrias são
essenciais para o funcionamento do nosso corpo porque são responsáveis por
a) digerir
os alimentos.
b) produzir
energia.
c) renovar
as células.
d) transportar
o oxigênio.
e) limpar
nosso sangue.
5 - Este
texto pode ser considerado um artigo de divulgação científica porque apresenta:
a) ex a) explicação detalhada sobre um
acontecimento recente.
b)expressões
coloquiais para exemplificar o processo da digestão.
c) linguagem
figurada para descrever o processo de combustão.
d)
vocabulário técnico para explicar a química da digestão.
e) uma
explicação muito complexa.
6 – O texto
trata
a) da
constituição do aparelho digestivo.
b) da
digestão como fonte de energia.
c) dos
cuidados para uma boa alimentação.
d) dos
elementos que compõem o corpo humano.
e) do
processo da degustação.
Texto 2:
Por que algumas aves voam em bando formando um V?
Elas
parecem ter ensaiado. Mas é claro que isso não acontece. Quem nunca viu ao
vivo, já observou em filme ou desenho animado aquele bando de aves voando em
"V". Segundo os especialistas, esta característica de voo é observada
com mais frequência nos gansos, pelicanos, biguás e grous.
Há duas explicações para a escolha dessa
formação de voo pelas aves. A primeira consiste na economia de energia que ela
proporciona. Atrás do corpo da ave e, principalmente, das pontas de suas asas,
a resistência do ar é menor e, portanto, é vantajoso para as aves voar atrás da
ave dianteira ou da ponta de sua asa. Ou seja: ao voarem desta forma, as aves
poupariam energia, se esforçariam menos, porque estariam se beneficiando do
deslocamento de ar causado pelas outras aves. Isso explicaria, até, a constante
substituição do líder nesse tipo de bando.
Essa é a primeira explicação para o voo
em "V". E a segunda? O que diz? Ela sustenta que esse tipo de voo
proporcionaria aos integrantes do bando um melhor controle visual do
deslocamento, pois em qualquer posição dentro do "V" uma ave só teria
em seu campo de visão outra ave, e não várias. Isso facilitaria todos os
aspectos do voo. Os aviões militares de caça, por exemplo, voam nesse mesmo
tipo de formação, justamente para ter um melhor campo de visão e poder avistar
outros aviões do mesmo grupo. Essas duas explicações não são excludentes. É bem
possível que seja uma combinação das duas o que torna o voo em "V"
favorável para algumas aves.
(NACINOVIC, Jorge Bruno,
Por que algumas aves... Ciência Hoje das Crianças,
Rio de Janeiro, n. 150,
set. 2004.)
7 -Bandos de aves e
aviões militares de caça têm em comum
A) o objetivo de
economizar energia.
B) a necessidade de ter
um bom campo de visão.
C) a preferência por voos
longos.
D) a substituição
permanente do líder.
E) o objetivo de não
ficarem isolados.
8 - Segundo o texto, as
aves poupam energia voando em “V” porque
A) são beneficiadas pelo
deslocamento do ar causado pelas aves da frente.
B) podem se ajudar
mutuamente durante longos percursos.
C) podem obter melhor
controle visual do deslocamento.
D) têm o instinto de
sempre seguir o líder do bando em seu itinerário.
E) se acostumaram a voar
assim.
9 - Pode-se afirmar que
o texto
A) conta uma história
curiosa e divertida sobre pássaros.
B) defende uma ideia
sobre uma questão científica.
C) explica os movimentos
das aves com base em informações científicas.
D) noticia uma
descoberta científica ultrapassada sobre o voo das aves.
E) mostra uma hipótese
de que voar em V pode ser melhor para os aviões.
10 - O texto tem como
tema um aspecto particular da vida de algumas aves:
A) a economia de
energia.
B) o modo de voar.
C) a semelhança entre
elas e os aviões.
D) o formato das asas.
E) voam assim por serem
parecidas.
11 - “Isso
explicaria, até, a constante substituição do líder nesse tipo de bando.”
Com base no texto,
conclui-se que o líder é substituído constantemente porque essa posição...
A) é cobiçada por todas
as aves do bando.
B) é a mais importante
do grupo.
C) é só para lideres.
D) proporciona melhor
controle visual.
E) consome muito mais
energia.
Texto 3: O problema ecológico
Se uma nave
extraterrestre invadisse o espaço aéreo da Terra, com certeza seus tripulantes
diriam que neste planeta não habita uma civilização inteligente, tamanho é o
grau de destruição dos recursos naturais. Essas são palavras de um renomado
cientista americano. Apesar dos avanços obtidos, a humanidade ainda não
descobriu os valores fundamentais da existência. O que chamamos orgulhosamente
de civilização nada mais é do que uma agressão às coisas naturais. A grosso
modo, a tal civilização significa a devastação das florestas, a poluição dos
rios, o envenenamento das terras e a deterioração da qualidade do ar. O que
chamamos de progresso não passa de uma degradação deliberada e sistemática que
o homem vem promovendo há muito tempo, uma autêntica guerra contra a natureza.
Afrânio Primo. Jornal Madhva (adaptado).
12.
Segundo o Texto III, o cientista americano está preocupado com:(A) a vida neste planeta.
(B) a qualidade do espaço aéreo.
(C) o que pensam os extraterrestres.
(D) o seu prestígio no mundo.
(E) os seres de outro planeta.
13. Para o autor, a humanidade:
(A) demonstra ser muito inteligente.
(B) ouve as palavras do cientista.
(C) age contra sua própria existência.
(D) preserva os recursos naturais.
(E) valoriza a existência sadia.
14. Da maneira como o assunto é tratado no Texto III, é correto afirmar que o meio ambiente está degradado porque:
(A) a destruição é inevitável.
(B) a civilização o está destruindo.
(C) a humanidade preserva sua existência.
(D) as guerras são o principal agente da destruição.
(E) os recursos para mantê-lo não são suficientes.
15. A afirmação: “Essas são palavras de um renomado cientista americano.” (l. 4 – 5) quer dizer que o cientista é:
(A) inimigo.
(B) velho.
(C) estranho.
(D) famoso.
(E) desconhecido.
16. Se o homem cuidar da natureza _______ mais saúde. A forma verbal que completa corretamente a lacuna é:
(A) teve.
(B) tivera.
(C) têm.
(D) tinha.
(E) terá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário