Google+ Followers

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Texto CADA PERGUNTA!




     Você leu contos e relatos de jornal. Nos contos prevalece a imaginação, e nos relatos jornalísticos – notícias e reportagens – predomina a intenção de informar.
     A crônica é um gênero textual em que, geralmente, um fato do cotidiano, verídico ou não, é narrado de forma humorística. Normalmente a crônica tem também a intenção de fazer alguma crítica ao comportamento das pessoas ou à sociedade. Vamos descobrir como a crônica a seguir desenvolve tudo isso.

                                                  CADA PERGUNTA!
CADA PERGUNTA!

    A menina brinca no tapete, parecendo nem ouvir o jornal, mas, quando começa o intervalo, levanta a cabeça.
—Pai, que que é corrupção? O pai e a mãe se olham, o pai suspira, diz bem, corrupção..
—... Não é coisa pra gente da sua idade, né.
Claro que é, diz a mãe:
—Responde direito, que se a criança pergunta, é porque quer resposta.
Bem, pigarreia ele, corrupção é...
—... por  exemplo roubar dinheiro do governo, que é  dinheiro de todo mundo.
—E como é que a corrupção rouba dinheiro do governo?
O pai explica que quem rouba não é a corrupção, é o corrupto, e alguém, ou melhor, é muita gente que rouba o governo.
—Por exemplo, o funcionário que desvia dinheiro do governo. Ou deputado que vendo o voto dele lá no Congresso. Ou um juiz que emprega os parentes deles. Ou o empresário que paga para ganhar concorrência das obras do governo. Ih, filha, tem tanto jeito de roubar o governo, não é, mulher?
 —É, e o seu pai também rouba o que pode quando faz declaração  de imposto de renda.
Volta o telejornal e menina volta a brincar, eles voltam a ver as notícias. Novo intervalo, ela de novo ergue a cabeça. 
—Por que o dólar sempre sobe e o real sempre cai?
O pai suspira fundo, e com voz monótona compara os Estados Unidos e o Brasil às diferenças de colonização, Inglaterra e Portugal, e as diferenças geográficas, climáticas, culturais! Mas a mãe diz que não é por nada disso:
—Acho que é porque eles são um povo menos corrupto, filha.
—Então o povo também é corrupto, mãe?
—E você acha que tinha tanta corrupção se o povo não fosse corrupto?
Você vai fundir a cabeça da menina, diz o pai:
—Isso não é conversa pra criança. E, além disso, hem, cada pergunta!
—Por isso mesmo é preciso responder.
 Volta o telejornal, e depois no intervalo a menina volta a perguntar:
—E o que que é impunidade?
—Essa eu mato fácil—o pai esfrega as mãos. —Impunidade é quando você comete um crime e não é preso.
—E só tem tanta corrupção—emenda a mãe—porque tem muita impunidade, ninguém denuncia, entendeu?
Ela de novo volta a brincar, mas antes de mais um intervalo vai até diante da mãe:
—Então você acha que, pra acabar a corrupção, a gente tinha de contar que o pai rouba no imposto?
O pai pula da poltrona:
—Tá vendo?! Criança delatando pai só mesmo na Alemanha nazista! Eu falei que isso não era conversa boa! Mas você e sua educação moderna!...
Sai batendo a porta, a mãe solta longos suspiros.
—Que que eu falei de errado, mãe?       
—Nada, filha, nada. Mas você faz cada pergunta!..        

01. Releia o que foi dito sobre a crônica no início desta atividade:

A crônica é um gênero textual em que, geralmente, um fato do cotidiano, verídico ou não, é narrado de forma humorística. Normalmente a crônica tem também a intenção de fazer alguma crítica ao comportamento das pessoas ou à sociedade.
Qual é o cotidiano expresso na crônica “Cada pergunta”? Explique. _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

02. Qual é o aspecto humorístico do fato apresentado na crônica?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

03. De acordo com a definição de crônica, esse gênero geralmente tem a intenção de fazer uma critica ao comportamento das pessoas ou à sociedade.

Assinale a (s) provável (eis) crítica (s) que pode (m) ser percebida (s) nesse texto:
(  ) O autor faz uma crítica à falta de educação das crianças que acaba incomodando os adultos.
(  ) O autor faz uma crítica à programação da televisão que não respeita a idade das crianças.
(  ) O autor faz uma crítica ao comportamento contraditório das pessoas que defendem uma idéia e agem de forma contrária ao que defendem.
(  ) O autor faz uma critica à situação do Brasil.

04. Explique a (s) alternativa (s) escolhida (s) no exercício anterior.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________

05. Pelo contexto apresentado, o que “inspira” as perguntas da menina?
_______________________________________________________________

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário