Escola
Dr. Jaime Monteiro
Gameleira,____
de _______________ de ________
Aluno(a):_______________________________________
Série: _____
Professora:
Márcia Oliveira da Silva
Exercício sobre
conectivos
1. (CESGRANRIO – 2011
– FINEP – Técnico – Suporte Técnico) Considere a sentença abaixo.
Mariza saiu de casa
atrasada e perdeu o ônibus. As duas
orações do período estão unidas pela palavra “e”, que, além de indicar adição,
introduz a ideia de
a) oposição
b) condição
c) consequência
d) comparação
e) união
2. (FCC – 2012 – TCE-AP)
Preços mais altos proporcionam aos agricultores incentivos para produzir
mais, o que torna mais fácil a tarefa de alimentar o mundo. Mas eles também impõem custos aos
consumidores, aumentando a pobreza e o descontentamento. A 2a afirmativa
introduz, em relação à 1a , noção de
a) condição.
b) temporalidade.
c) consequência.
d) finalidade.
e) restrição.
3. (FUNCAB – 2010 –
SEJUS-RO) Releia-se o que escreve Beccaria:
“Contudo, se o roubo é
comumente o crime da miséria e da aflição, se esse crime apenas é praticado por
essa classe de homens infelizes, para os quais o direito de propriedade
(direito terrível e talvez desnecessário) apenas deixou a vida como único bem,
[.......] as penas em dinheiro contribuirão tão-somente para aumentar os roubos,
fazendo crescer o número de mendigos, tirando o pão a uma família inocente para
dá-lo a rico talvez criminoso.”
A palavra ou locução
que, usada no espaço entre colchetes deixado no período, fortalece a conexão
lógica entre as orações adverbiais condicionais e o que ele afirma a
seguir é:
a) inclusive.
b) além disso.
c) então.
d) por outro lado.
e) mesmo.
4. (FGV – 2010 –
DETRAN-RN) “… e eu sou acaso um deles, conquanto a prova de ter a memória
fraca…”; a oração grifada traz uma ideia de:
a) Causa.
b) Consequência.
c) Condição.
d) Conformidade.
e) Concessão.
5. (FUMARC – 2011) No
trecho “Ao tempo de Pilatos e de James Joyce, a linguagem virtual estava
longe”. Mas, além da realidade física, da palavra impressa, ela
servia de símbolo da identidade e da perenidade da comunicação”. Os termos grifados acima têm, respectivamente, a equivalência de
a) adversidade – causa
– tempo.
b) consequência –
tempo – adversidade.
c) tempo – adversidade
– adição.
d) adição –
adversidade – tempo.
6. (COPEVE-UFAL – 2010)
Em qual período o se é uma conjunção integrante?
a) “Paraquedista se
prepara para romper a barreira do som com salto da estratosfera.”
b) “Um tecido comum
pegaria fogo se fosse exposto diretamente a essa radiação.”
c) “Sabe-se também que
a alimentação materna pode ter impacto na chance de a criança vir a desenvolver
câncer.”
d) “Marilyn Monroe
morreu aos 36 anos de forma trágica, vítima de uma overdose de medicamentos que
até hoje não se sabe se foi intencional, acidental ou provocada por alguma
misteriosa conspiração política.”
e) “Não fale rápido
demais. Se sua dicção não for boa, ninguém irá entender o que você diz.”
7. (CONSULPLAN – 2006
– INB – Analista de Sistemas) “Já a produção de petróleo não é suficiente para
atender à demanda, embora a dependência externa no setor tenha conhecido…” O
termo “embora”, nesse fragmento, estabelece relação lógico-semântica de:
a) Condição.
b) Adição.
c) Conformidade.
d) Concessão.
e) Tempo.
8. (CONSULPLAN – 2010
– Prefeitura de Congonhas – MG – Técnico de Laboratório – Informática)
“- Pois é, não jogo
futebol, mas tenho alma de artilheiro…” a palavra destacada
anteriormente exprime ideia de:
a) Escolha.
b) Contraste,
oposição.
c) Finalidade.
d) Explicação.
e) Soma, adição.
9. (NCE-UFRJ – 2010 –
UFRJ – Contador) “Dicas para acelerar sem perder o ritmo”. Nessa
frase, os dois conectivos sublinhados indicam, respectivamente:
a) direção e negação;
b) comparação e
ausência;
c) finalidade e
concessão;
d) modo e condição;
e) movimento e modo.
10. (FUMARC – 2011 –
Prefeitura de Nova Lima – MG – Procurador Municipal) No Texto lê-se: “A língua
que falamos é um bem, se considerarmos “bens” “as coisas úteis ao
homem”.
O termo sublinhado,
segundo Cunha e Cintra (2009), tem o valor de um (a):
a) construção
linguística que apresenta relação causal.
b) sintagma com
sentido opinativo, que apresenta uma relação comparativa.
c) conectivo com valor
de condição, pois indica uma hipótese.
d) vocábulo
gramatical, que serve para adicionar uma idéia a outra.
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